Pular para o conteúdo principal

ALUNO DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS DA UNIFEI GANHA PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

O reitor Dagoberto de Almeida, recebe o ganhador do Prêmio Jovem Cientista, aluno Davi Oliveira, acompanhado pelo orientador da sua pesquisa, professor Alvaro Queiroz, e pelo coordenador do curso de Engenharia de Bioprocessos, professor André Mendes

Davi Benedito Oliveira, aluno do 7º período do curso de graduação de Engenharia de Bioprocessos, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi um dos vencedores da edição de 2015 do Prêmio Jovem Cientista. 

Seu projeto, intitulado “Biossensores nanoestruturados para a monitoração da qualidade do pescado”, foi o segundo colocado na categoria Estudante do Ensino Superior, sob a orientação do professor Alvaro Antonio Alencar de Queiroz. 

A cerimônia de entrega da premiação será realizada pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), em junho deste ano, em solenidade no Palácio do Planalto.

O aluno, de 21 anos, oriundo da Fundação Bradesco, onde cursou o ensino médio antes de ingressar na Unifei, desenvolveu um aparelho sensor capaz de aferir os níveis de degradação do pescado para evitar possíveis contaminações. 

Ele explicou que baseou seu projeto em duas perspectivas de problemas. Observou que nas escolas da região havia pouca presença de pescado na merenda escolar dos alunos e, ao mesmo tempo, constatou a dificuldade em se trabalhar com o pescado por ser um alimento perecível. “Isso é um dos fatores que impedem a sua inclusão na merenda escolar”- destacou Davi Oliveira.

O aluno da Unifei afirmou também que as más condições do processamento do pescado (captura, armazenamento e transporte) contribuem para a deterioração do produto. Ao constatar esses problemas, Davi Oliveira desenvolveu a sua pesquisa visando buscar soluções rápidas e de fácil acesso à indústria pesqueira, bem como aos consumidores que necessitarem de um controle mais rígido do produto. 

O vencedor do Prêmio Jovem Cientista também acentuou que “o alto teor proteico da carne do pescado contribui para uma merenda escolar de qualidade, refletindo na melhoria da aprendizagem dos alunos”.

Descrevendo a sua pesquisa, o aluno Davi acrescentou que as Aminas Biogênicas (organismos tóxicos de baixo peso molecular) presentes na carne de pescados, quando entram em contato com o organismo humano trazem graves contaminações. 

“Desenvolvemos um biossensor nanoestruturado, de baixo custo, que leva uma enzima como sistema de detecção, localizada na ponta do aparelho, capaz de medir a quantidade dessas toxinas e, consequentemente, revelar à boa ou a má qualidade da carne”.

O reitor Dagoberto Alves de Almeida destacou que a Unifei, mesmo com uma estrutura considerada pequena, “tem boas iniciativas na área científica e tecnológica”. Ele enfatizou que a instituição deve sempre mostrar à sociedade que está prestando serviços ao país. 

“Esse prêmio, conquistado por nosso aluno, é um exemplo dessa iniciativa”. Observou que o Conselho Universitário, órgão máximo da Unifei, também homenageou o aluno Davi como reconhecimento do seu mérito acadêmico. O dirigente universitário também lembrou que, em 2014, outro aluno da Universidade, Gustavo Meirelles, conquistou o Prêmio Jovem Cientista, na categoria Mestre e Doutor.

O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu nesta 28º. Edição mais de 1.900 inscrições. O tema abordado em 2015 foi a “Segurança Alimentar e Nutricional”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...