Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO DEBATE GESTÃO PÚBLICA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO


A necessidade de repensar o modelo de abastecimento de água diante do problema de escassez hídrica e a prestação de serviços de saneamento de qualidade foram os destaques na abertura da 45ª Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em andamento, em Poços de Caldas, no Sul de Minas.

O eventoé reconhecido como um dos maiores encontros anuais de saneamento básico da América Latina. Neste ano, com o tema “Saneamento Ambiental: políticas integradas com participação social”, a estimativa é a de receber 2.000 participantes, nos seis dias de atividades, entre oficinas, painéis, mesas redondas, seminários, palestras, entre outros itens da programação.

Esforço estadual
Representando o governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, reforçou a preocupação e o compromisso da atual gestão com a questão do saneamento básico, principalmente com relação à gestão participativa e transparente. 

"Ao contrário da gestão anterior, o governador Fernando Pimentel determinou que haja transparência em relação à crise hídrica que estamos enfrentando. O assunto tem sido tratado com total prioridade e faz parte da sua agenda semanal de trabalho", afirmou.

Odair destacou, também, a criação por parte do Governo de um Plano Estadual de Saneamento. "O governador irá nomear um grupo de trabalho para pensar, executar e criar condições objetivas para que tenhamos em Minas um Plano Estadual de Saneamento. Não haverá concorrência junto aos serviços municipais. Nossa intenção é realizar um trabalho de parceria, de forma integrada e colaborativa, buscando a melhoria da qualidade de vida da população",  explicou.

Geração de lixo urbano
Responsável pelas políticas de saneamento básico no Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) integrou o "Painel de Resíduos Sólidos" da Assembleia, com uma palestra sobre “Coleta seletiva, logística reversa e a destinação adequada dos rejeitos”.

Na oportunidade, foi apresentado um conjunto de ações e procedimentos para facilitar a coleta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos, em acordo com o que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A palestra mostrou, ainda, o caso de sucesso do Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Alto Sapucaí (Cimasas), criado com a finalidade de buscar solução para o destino dos resíduos sólidos. O consórcio, que congrega 11 municípios e tem sede em Itajubá, foi o primeiro no país a ser fomentado da sua formatação até sua implantação, licenciamento e operação do empreendimento com apoio do Governo do Estado, por meio da Sedru.

Presente no encontro, o secretário da Sedru, Tadeu Martins Leite, reforçou que a oportunidade de trocar experiências entre os especialistas da área e apontar alternativas para a crise hídrica que atinge o país. “Este é um tema que vem incomodando os gestores públicos, e em Minas ele é tratado com bastante seriedade pelo governador Fernando Pimentel, que criou uma força-tarefa com este objetivo”, complementou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...