Pular para o conteúdo principal

MINEIROS CRIAM TECNOLOGIA PARA ACESSO À INTERNET VIA REDE ELÉTRICA


O projeto de um modem que permite transmitir dados de internet via rede elétrica, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ganha o terceiro lugar no Prêmio Mineiro de Inovação, na categoria "Produto".  

O equipamento, que recebeu apoio do Programa de Incentivo à Inovação (PII) será uma alternativa que facilitará a transmissão de dados pela internet em alta velocidade e com custo reduzido.

O desenvolvimento da nova tecnologia foi iniciado em 2008 e teve a participação de mais de 70 pesquisadores. Com o apoio do PII, desenvolvido pelo Sebrae Minas e pela Sectes (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais), os pesquisadores transformaram  a pesquisa em uma oportunidade de negócio. Eles criaram a empresa Smarti9, que desenvolve além de novas tecnologias Power Line Communication (PLC), outras soluções focadas na área de redes elétricas inteligentes e internet das coisas.

A tecnologia desenvolvida é pioneira no Brasil. O sistema permite que os usuários tenham acesso a internet por meio de um aparelho que fica instalado no poste, do lado de fora das casas, e de um modem, que ao ser acoplado em uma tomada, transmite o sinal decodificado para conexão. 

“Funciona mais ou menos como uma TV a cabo. A empresa que fornece o serviço de internet libera o sinal para rede de energia elétrica. Esse sinal passa pelos fios até a casa do usuário. Lá ele vai precisar de um aparelho, ligado a qualquer tomada da casa, que vai permitir o acesso à internet em alta velocidade”, explica o pesquisador, que desenvolveu o modem, Moises Vidal Ribeiro.

Cada vez mais brasileiros têm acesso a internet, porém a qualidade do sinal ainda é um problema para muitos usuários. Está é uma das vantagens da internet via rede elétrica. O equipamento desenvolvido permitiria uma conexão de até 450 Mbps (megabits) por segundo. “Conseguiríamos facilmente uma velocidade de 20 Mbps por segundo, que já seria melhor que a velocidade convencional que varia entre 5 a 10 Mbps por segundo, e dependendo da região pode ser ainda menor”, conta.

Com uma taxa de transmissão elevadíssima possibilitaria o uso da tecnologia não somente nas residências como também nos setores industrias, navais, ferroviários e petrolíferos, já que não exige grandes investimentos para implantação e o custo de implantação da infraestrutura é bastante reduzido, por utilizar os próprios cabos de energia já instalados.

“Em áreas com muito material metálico as redes sem fio funcionam com limitação, já que o metal em grandes quantidades impede a propagação do sinal. Também deve ser avaliado que cabos de fibra ótica utilizados na rede comunicação são caríssimos”, afirma o pesquisador.

De acordo com Moises, outra vantagem é que o consumo de energia do modem seria menor que uma televisão ligada. “O consumo de energia neste sistema é o menor possível e sem impacto relevante na conta de luz”, diz .

O protótipo do modem já está pronto, porém os pesquisadores ainda buscam investidores para colocar o produto no mercado. Outro entrave é que apesar da internet via rede elétrica ser regulamentada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ainda não existem prestadoras deste serviço no Brasil.

Reconhecimento
O Prêmio Mineiro de Inovação é uma iniciativa da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais com apoio institucional do Governo do Estado de Minas Gerais e da FIEMG. O objetivo da premiação é reconhecer ideias que contribuam para o avanço do conhecimento em Minas Gerais, gerando projetos e soluções transformadoras.
por Simone Guedes - da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...