Pular para o conteúdo principal

SACOLAS RETORNÁVEIS EM SUPERMERCADOS: UMA REALIDADE DISTANTE NO SUL DE MINAS

Para ajudar o meio ambiente, o ideal é que o consumidor utilize a sacola retornável. Mas, para Bruno Dixini, presidente da Rede Giroforte, é preciso mudar a cultura da população sul mineira, que ainda não dispensa a sacola de plástico


Em São Paulo, uma lei municipal que começou a ser aplicada em abril deste ano determina que os supermercados da capital só podem usar sacolas plásticas verdes. O estabelecimento que desrespeitar a lei estará sujeito a uma multa de até R$ 2 milhões. 

Alguns estabelecimentos estão cobrando R$ 0,10 por sacola utilizada pelo cliente. Produzidas com matéria-prima renovável, a nova sacola é considerada menos nociva ao meio ambiente e um pouco mais cara, segundo os comerciantes. 

As novas regras causou divergências entre comerciantes, consumidores e ambientalistas, mas, de acordo o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), “esse projeto é muito importante para nós porque vai criar uma mentalidade nova na cidade”.

Mudanças de cultura em relação ao meio ambiente precisam, de fato, ser concretizadas para que ações efetivas aconteçam. Ninguém contesta a realidade de que o brasileiro precisa passar por uma mudança de paradigma em relação às ações ambientais. 

O ideal, por exemplo, é o uso da sacola retornável, pois com ela não há necessidade de sacolas de plástico. Mas a mudança de paradigma ainda está longe de acontecer. Bruno Dixini, presidente da Rede Giroforte, comenta: “já fizemos dois tipos de sacolas retornáveis, em duas épocas distintas. E para ser bem sincero, é muito raro alguém trazer essas sacolas retornáveis para embalar as próprias compras”.

Dixini diz mais em relação a essas mudanças. 

“Essa é uma briga que não pode ser comprada somente pelos supermercados, e sim por todas as pessoas, através de conscientização das famílias e comunidades. Os supermercados sozinhos não são capazes de mudar o costume da população. Mas estamos dispostos a participar de programas em conjunto com outros segmentos para melhorar a consciência da população de nossa região”. 

A Rede Giroforte possui 19 lojas em 13 cidades da região sul do estado de Minas Gerais.

Para a rede supermercadista, a cidade de São Paulo está no caminho certo, mas se tratando da região em que a Rede está inserida, é preciso ter prudência, pois a cultura é bem diferente. 

“Temos que ser cautelosos na implantação dessas políticas, mas somos plenamente a favor da preservação do meio ambiente e procuramos sempre economizar na quantia de sacolas por cliente para não poluir muito. Mesmo assim, nossas sacolas são oxibiodegradáveis, o que possibilita que elas se degradem com maior rapidez”, finaliza Dixini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...