Pular para o conteúdo principal

SUL DE MINAS RECEBE MAIOR FEIRA DO AGRONEGÓCIO CAFÉ NO BRASIL

Agricultores e fornecedores se reúnem para aprimorar plantio e colheita do grão, fortalecendo a economia cafeeira do Estado


A cidade de Três Pontas, no Sul de Minas, vai sediar, nesta semana, a 18ª edição da Expocafé, maior feira do agronegócio do café no Brasil. 

Dos dias 1º a 3 de julho, visitantes terão a oportunidade de conhecer as principais novidades e tecnologias para o setor, além de poder participar de minicursos gratuitos oferecidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). Vinte e duas mil pessoas são aguardadas no evento.

A programação inclui exposição de produtos e serviços para o manejo do café. Serão 150 estandes instalados na fazenda experimental da Epamig, localizada na MG 167. Técnicos da empresa vão demonstrar o funcionamento de máquinas e implementos. 

O objetivo é melhorar a renda e a qualidade de vida do produtor rural, dando impulso à geração de empregos no setor. Na edição 2014, foram fechados cerca de R$ 220 milhões em negócio.

Cafeicultor há 30 anos na cidade de Itamogi, no Sul de Minas, João Batista Marques aproveitou edições anteriores para modernizar sua lavoura. 

“Mecanizar o campo é fundamental para o agricultor, pois contribui para que os pés de café rendam o máximo. Na feira, temos contato com o que há de mais tecnológico para as plantações”, comenta. Outra preocupação do agricultor é o combate às doenças do campo. 

Conhecida como “olho-de-pomba”, a cercosporiose tira o sono de “Seu” João Batista. “A cercosporiose é, de longe, a pior doença. Ela pode destruir o pé e diminui bastante a produtividade”.

Ciente do problema, a Epamig vai abordar esse e outros males do campo no “Ciência Móvel”, ônibus transformado em laboratório que vai estacionar em Três Pontas durante toda Expocafé. “Seu” João Batista e os demais cafeicultores receberão informações para o combate e controle das pragas na lavoura, protegendo assim a produção. A feira é uma realização entre o Governo do Estado, Cocatrel e Epamig. 

Minas Gerais e o Café
A safra de Minas Gerais prevista para 2015 é de 23,3 milhões de sacas, equivalente à metade do que será produzido no Brasil. De janeiro a maio deste ano, a exportação de café rendeu R$ 1,6 bilhão aos agricultores mineiros. São mais de um milhão de hectares plantados e quatro milhões de empregos diretos e indiretos gerados no Estado pela agricultura do café.

6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores vão se reunir na fazenda experimental da Epamig, no dia 30 de junho, para discutir sobre tecnologia e produção mecanizada do café. O simpósio antecede a Expocafé e é uma oportunidade para os inscritos fazerem intercâmbio de informações sobre o setor.

Serviço
Para conferir toda a programação ou fazer inscrição nos eventos, basta entrar no site: http://expocafe.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...