Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL PARTICIA DE ENCONTRO DE GOVERNADORES COM PRESIDENTA DILMA

Reunião foi realizada ontem, 30, em Brasília; presidenta falou em “cooperação” e disse que economia brasileira é mais forte que parece



O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou ontem, 30, em Brasília da reunião promovida pela presidenta Dilma Rousseff , no Palácio da Alvorada, com governadores de todos os estados brasileiros. 

A pauta do encontro apresentou temas como crescimento econômico, ajuste fiscal, pacto federativo e cooperação para que o país possa retomar a rota do desenvolvimento. O encontro teve também a participação do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e ministros de Estado.

Em um discurso de aproximadamente 30 minutos, a presidenta Dilma disse que o “o bom caminho é aquele da cooperação” e defendeu um “projeto de cooperação federativa” para recolocar o país no caminho do crescimento econômico e social. A presidenta reforçou que conta com a cooperação de todos os governadores. 

“Conto com vocês. Quero dizer, do fundo do coração, que vocês podem contar comigo. Há muito que nós sabemos que o Brasil se passa nos estados e nos municípios. Se nós não tivermos um projeto de cooperação federativa, em que nos articulemos e façamos com que ela dê frutos e resultados, não estaremos trilhando o bom caminho. O bom caminho é aquele da cooperação”, afirmou a presidenta.

Dilma também defendeu seu mandato e garantiu que o cumprirá até o fim. “Temos um patrimônio em comum, expresso no fato de todos nós termos sidos eleitos num processo democrático bastante amplo no nosso país, e todos nós temos esse dever em relação à democracia e ao voto democrático e popular. Nas últimas eleições, assumimos compromissos perante os eleitores, expressos nos nossos planos de governo de quatro anos, portanto, até 2018", afirmou.

A presidenta conclamou todos a participarem de uma série de iniciativas, como a reforma do ICMS, e destacou que a economia do Brasil tem condições de se recuperar. 

“A economia brasileira é bem mais forte, sólida e bem mais resiliente do que era alguns anos atrás, quando enfrentou crises similares”, disse. “Não nego as dificuldades, mas imagino que temos todas as condições de superar as dificuldades e enfrentar desafios. Queremos construir bases estruturais para um novo ciclo de desenvolvimento”, frisou.

Antes do encontro com a presidenta, Pimentel e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), reuniram-se com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. 

O motivo foi conhecer detalhes sobre o fundo que o governo federal está criando para compensar eventuais perdas de arrecadação dos estados com a unificação das alíquotas do ICMS. A proposta do governo federal é que as alíquotas sejam unificadas em 4%. Hoje, os estados têm autonomia para definir as alíquotas cobradas.

Após a reunião com Levy, Pimentel e Pezão reuniram os governadores da base aliada da presidenta Dilma para relatar a conversa com Levy e definir uma agenda federativa e de crescimento econômico. 

Os governadores vão, agora, tentar fechar uma proposta de consenso em relação ao ICMS para apresentar ao governo federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...