Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA INÉDITO NA SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL É DESENVOLVIDO EM DIVINÓPOLIS


Desde março mais de 500 adolescentes que estão sobre a área de atuação do Centro de Saúde São José, unidade que compõe a Diretoria da Atenção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), são atendidos pelas ações de uma iniciativa inédita no serviço público de saúde. 

Trata-se do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente.

A iniciativa é desenvolvida por alunos residentes da Universidade Federal de São João Del-Rei das áreas de assistência social, enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia e fisioterapia. 

Este Programa de Residência tem como objetivo oferecer uma cobertura importante na atenção à saúde do adolescente. Grupo que ainda carece de políticas de proteção, mais especificas, a exemplo do que já ocorre com a saúde das crianças, mulheres e idosos.

A porta de entra para este programa é a atenção primária. Os pacientes e as famílias são acolhidos pela equipe multiprofissional e a partir desse acolhimento é feito a anamnese [entrevista feita pelo profissional de saúde procurando detalhes que possam auxiliar no diagnóstico] para entender esta demanda. 

Considerando, para isto, o que levou o adolescente a procurar por este serviço e qual seria a sua queixa. Identificando se por trás dê-la há outros fatores, como alguma vulnerabilidade na família ou no seu comportamento que possam ter efeito sobre ela. 

De acordo com aquilo que for detectado nas abordagens os adolescentes são direcionados para o atendimento mais adequado entre os profissionais que compõe este programa.

Este programa é executado em duas frentes. A primeira delas ocorre na Escola Estadual Henrique Galvão e na Escola Estadual Dona Diva de Oliveira que estão na área de abrangência do Centro de Saúde São José. 

Nestas instituições de ensino é feito um trabalho de educação em saúde na forma de rodas de conversas que abordam temas como: sexualidade, drogas e a necessidade da prática de atividade física; promovendo esta interface entre educação e saúde. Nestas escolas o trabalho é realizado toda quarta e quinta-feira e os profissionais são separados em duplas para fazer este atendimento. 

Quando é detectada a necessidade, os alunos são encaminhados para atendimento na unidade de saúde.

A outra forma de abordagem ocorre no próprio Centro de Saúde São José. Lá os atendimentos são feito de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h. Muitos dos adolescentes assistidos passam por mais de um profissional que compõe este programa. São feitas ainda visitas domiciliares pela equipe o que vem auxiliando na execução do trabalho.

Atendimentos
São seis as especialidades oferecias por este Programa de Residência Multidisciplinar da UFSJ. Nelas são atendidos adolescentes com idade de 10 a 19 anos.

Já a odontologia conta com um consultório no Centro de Saúde São José onde são feitos atendimentos convencionais, como os de restauração, quatro vezes por semana. 

O serviço de enfermagem, em parceria com o de fisioterapia, faz o acompanhamento de crianças que são filhos de pais adolescentes com foco no monitorando do crescimento do desenvolvimento neuropsicomotor destas crianças. A enfermagem trabalha, ainda, com a questão da sexualidade oferecendo informações quanto a doenças e métodos contraceptivos, informações adaptadas a esta faixa etária.

Na psicologia os procedimentos são na área da psicoterapia ocorrendo, para isto, a formação de grupos dentro das escolas assistidas. São promovidas, também, orientações individuais. A psicologia também dá suporte aos outros serviços deste programa.

A fisioterapia estimula à prática a atividade física entre os alunos. Orienta quanto à postura correta dos adolescentes, de como utilizar a mochila escolar e até mesmo o modo de se assentar dentro da sala de aula. Além de atender adolescentes já com quadro de escolioses.

A nutrição trabalha com a avaliação nutricional dos adolescentes fazendo uma correspondência entre peso e altura. É trabalho, ainda, a educação alimentar ensinando aos adolescentes como se alimentar melhor com o objetivo de combater o sobre peso e a obesidade.

Pós
Os profissionais que atuam no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente são todos formados. Este programa equivale a uma pós-graduação. Ao todo serão cumpridas 5.760 horas de trabalho num período de dois anos. 

Das 60h semanais que estes profissionais se dedicam ao programa, 48 são práticas e 12h teóricas voltadas para a teoria. O programa tem a coordenação do Prof. Dr. Alisson Araújo e da Prof. Dra. Márcia Christina Caetano.

Em Divinópolis, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente é também realizado no Bairro Niterói.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...