Pular para o conteúdo principal

ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER É BENEFICIADA COM RECURSOS DE TRANSAÇÃO PENAL ELEITORAL

Proposta feita pela PRE-MG foi aceita pelo prefeito e pelo vice-prefeito de Divinópolis


A Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG) firmou transação penal com o prefeito de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, Vladimir de Faria Azevedo (PSDB), e com o vice-prefeito, Rodrigo Pinto Resende Costa (PDT), em virtude da prática do crime eleitoral previsto no artigo 323 do Código Eleitoral, que consiste em se divulgar, na propaganda eleitoral, fatos que se sabe inverídicos, capazes de exercerem influência no eleitorado.

Vladimir de Faria Azevedo e Rodrigo Pinto Resende Costa aceitaram a proposta formulada pela Procuradoria Eleitoral e irão pagar, cada um, prestação pecuniária de 15 salários mínimos, que serão destinados à Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCOM).

A transação penal é uma alternativa aplicável em infrações de menor potencial ofensivo cuja pena máxima não supere os dois anos. Na prática, significa que o autor dos fatos aceita cumprir determinada pena restritiva de direitos para não ter que responder a uma ação penal.

Os fatos aconteceram nas eleições de 2012, quando os então candidatos à reeleição divulgaram, em sua propaganda eleitoral veiculada em jornais impressos e na televisão, afirmações de que eram responsáveis pela duplicação da MG-050 e pela construção de moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.

Acontece que, em ambos os casos, não houve nenhuma participação de recursos municipais nas obras, tendo os candidatos se apropriado indevidamente da sua autoria para induzir os eleitores a votarem neles.

Assim é que, em uma das propagandas, por exemplo, o vídeo narrava que "Vladimir construiu duas mil casas populares em menos de quatro anos, que equivalem a quarenta e uma casas por mês até agora. No próximo mandato já está garantido, serão mais duas mil casas".

No entanto, durante as investigações, apurou-se que o PMCMV em Divinópolis foi totalmente financiado pela Caixa Econômica Federal, sem qualquer recurso municipal, inexistindo ainda qualquer previsão de construção de novas casas a partir de 2013.

No caso da duplicação da MG-050, a obra foi custeada por recursos do estado em parceria com a concessionária responsável pela rodovia, também sem qualquer participação da prefeitura municipal de Divinópolis.

A PRE-MG condicionou a homologação judicial e a extinção da punibilidade ao integral pagamento da quantia pelos beneficiários. Ficou estabelecido que o pagamento será feito em 10 parcelas, com vencimentos até o dia 15 de cada mês.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...