Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS ENTRA NA CORRIDA PELOS VEÍCULOS ELÉTRICOS AUTÔNOMOS

 Implantação de um Instituto de Eco-mobilidade será discutido em Campinas. 
Universidade abriu-se para abrigar um dos polos

O projeto Ecoelétrico, implantado em Curitiba (Paraná) é apresentado em Feira de Transporte Público de Paris (França)

Motivada pelo sucesso de sua premiada política de sustentabilidade, Federal de Lavras dá o primeiro passo rumo à pesquisas sobre carros inteligentes. Carros inteligentes que poderão dirigir sozinhos, fazem seu próprio diagnóstico mecânico e possuem telas enormes no lugar do para-brisas. 

Na próxima terça-feira, 18, o professor Arthur de Miranda, Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Techno Park Campinas, de um evento que terá na programação a apresentação da proposta pelo Instituto VEDECOM, da França, do Instituto de Eco-mobilidade no Brasil.

As primeiras apresentações serão feitas pelo professor da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ) e diretor científico do Instituto Vedecom, Victor Etgens, pelo professor Arthur e pelo Gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot no Brasil Emmanuel Hédouin.

No evento será exposto o projeto de veículos elétricos autônomos, conectados entre si, com infraestrutura e sistema multimodal das grandes cidades.

Os pesquisadores brasileiros envolvidos nesta colaboração possuem larga experiência em projetos de veículos inteligentes e autônomos e também com a indústria automobilística tanto no Brasil quanto na França. O Projeto de Car Sharing no município de Campinas também será pauta do encontro. 

O projeto de colaboração com o Brasil já está em curso, sendo que alunos do Laboratório de Mobilidade Terrestre da Universidade Federal de Lavras e do Laboratório de Robótica Móvel da USP São Carlos, já se encontram em VEDECOM. 

O tema foi pauta de reunião com o reitor professor José Roberto Soares Scolforo, no início de agosto, momento em que a universidade abriu-se para abrigar um dos polos do instituto. O Instituto Vehicule Decarbone et Communicant et de as Mobilité (VEDECOM) é uma fundação da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines que trabalha com temas multidisciplinares relacionados com eco-mobilidade. 

Criado em 2014, VEDECOM possui um orçamento da ordem de 300 milhões de euros por 10 anos. Já no ano 2017 contará com 250 pessoas em um prédio próprio de 6000 metros quadrados, incluindo laboratórios de pesquisa, prototipagem e pista de testes.

O Instituto para Eco-Mobilidade no Brasil é inspirado em iniciativas que contam com a participação do VEDECOM em vários países. A reunião de terça-feira estará sendo realizada em parceria entre o Techno Park, o Instituto VEDECOM, a agência Inova Unicamp e a Prefeitura de Campinas. 

O instituto reúne, em uma parceria público-privada, 46 atores de diferentes setores da indústria automotiva, fabricantes de equipamentos, escolas de engenharia e universidades, atores do setor de serviços da mobilidade e representantes dos governos federal, estadual e municipal. 

O Instituto VEDECOM congrega empresas e instituições como PSA Peugeot-Citroën, Renault, Safran, VELEO, Cetim, ESIGELEC, ESTACA, IFP Energies Nouvelles, IFSTTAR, estes são membros fundadores. 

Sua estrutura de pesquisa mescla aspectos de pesquisa fundamental e aplicada, reunindo industriais e acadêmicos em um programa multidisciplinar. 

Três grandes áreas são envolvidas pelos trabalhos do instituo francês: veículos elétricos, veículos autônomos e eco-mobilidade. É com base nessa experiência que se propõe a estruturação no Brasil do Instituto de Eco-mobilidade.

Associaram-se, em um segundo momento as organizações Atos, AIRBUS Industries, Continental, Transdev, INRIA, Nexyad, ParisTech, CEA, Universidade de Cergy-Pontoise, pequenas e micro empresas do setor, UTAC-CERAM duas comunidades urbanas de Versailles e Grand Parc Saint-Quentin-en-Yvelines e o  estabelecimento público Paris-Saclay. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...