Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS ENTRA NA CORRIDA PELOS VEÍCULOS ELÉTRICOS AUTÔNOMOS

 Implantação de um Instituto de Eco-mobilidade será discutido em Campinas. 
Universidade abriu-se para abrigar um dos polos

O projeto Ecoelétrico, implantado em Curitiba (Paraná) é apresentado em Feira de Transporte Público de Paris (França)

Motivada pelo sucesso de sua premiada política de sustentabilidade, Federal de Lavras dá o primeiro passo rumo à pesquisas sobre carros inteligentes. Carros inteligentes que poderão dirigir sozinhos, fazem seu próprio diagnóstico mecânico e possuem telas enormes no lugar do para-brisas. 

Na próxima terça-feira, 18, o professor Arthur de Miranda, Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Techno Park Campinas, de um evento que terá na programação a apresentação da proposta pelo Instituto VEDECOM, da França, do Instituto de Eco-mobilidade no Brasil.

As primeiras apresentações serão feitas pelo professor da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ) e diretor científico do Instituto Vedecom, Victor Etgens, pelo professor Arthur e pelo Gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot no Brasil Emmanuel Hédouin.

No evento será exposto o projeto de veículos elétricos autônomos, conectados entre si, com infraestrutura e sistema multimodal das grandes cidades.

Os pesquisadores brasileiros envolvidos nesta colaboração possuem larga experiência em projetos de veículos inteligentes e autônomos e também com a indústria automobilística tanto no Brasil quanto na França. O Projeto de Car Sharing no município de Campinas também será pauta do encontro. 

O projeto de colaboração com o Brasil já está em curso, sendo que alunos do Laboratório de Mobilidade Terrestre da Universidade Federal de Lavras e do Laboratório de Robótica Móvel da USP São Carlos, já se encontram em VEDECOM. 

O tema foi pauta de reunião com o reitor professor José Roberto Soares Scolforo, no início de agosto, momento em que a universidade abriu-se para abrigar um dos polos do instituto. O Instituto Vehicule Decarbone et Communicant et de as Mobilité (VEDECOM) é uma fundação da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines que trabalha com temas multidisciplinares relacionados com eco-mobilidade. 

Criado em 2014, VEDECOM possui um orçamento da ordem de 300 milhões de euros por 10 anos. Já no ano 2017 contará com 250 pessoas em um prédio próprio de 6000 metros quadrados, incluindo laboratórios de pesquisa, prototipagem e pista de testes.

O Instituto para Eco-Mobilidade no Brasil é inspirado em iniciativas que contam com a participação do VEDECOM em vários países. A reunião de terça-feira estará sendo realizada em parceria entre o Techno Park, o Instituto VEDECOM, a agência Inova Unicamp e a Prefeitura de Campinas. 

O instituto reúne, em uma parceria público-privada, 46 atores de diferentes setores da indústria automotiva, fabricantes de equipamentos, escolas de engenharia e universidades, atores do setor de serviços da mobilidade e representantes dos governos federal, estadual e municipal. 

O Instituto VEDECOM congrega empresas e instituições como PSA Peugeot-Citroën, Renault, Safran, VELEO, Cetim, ESIGELEC, ESTACA, IFP Energies Nouvelles, IFSTTAR, estes são membros fundadores. 

Sua estrutura de pesquisa mescla aspectos de pesquisa fundamental e aplicada, reunindo industriais e acadêmicos em um programa multidisciplinar. 

Três grandes áreas são envolvidas pelos trabalhos do instituo francês: veículos elétricos, veículos autônomos e eco-mobilidade. É com base nessa experiência que se propõe a estruturação no Brasil do Instituto de Eco-mobilidade.

Associaram-se, em um segundo momento as organizações Atos, AIRBUS Industries, Continental, Transdev, INRIA, Nexyad, ParisTech, CEA, Universidade de Cergy-Pontoise, pequenas e micro empresas do setor, UTAC-CERAM duas comunidades urbanas de Versailles e Grand Parc Saint-Quentin-en-Yvelines e o  estabelecimento público Paris-Saclay. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...