Pular para o conteúdo principal

FÁBIO CHEREM PEDE APOIO DO TRE NAS ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES


Parlamentares da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitaram na tarde do último dia 27, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), desembargador Paulo Cézar Dias, com o objetivo de pedir apoio operacional para a realização de eleições unificadas de conselheiro tutelar. 

As eleições estão previstas para no próximo domingo de outubro, 4 e, pela primeira vez, serão realizadas simultaneamente em todo o País. 

Falando em nome da Comissão de Participação Popular, o deputado Fábio Cherem (PSD), autor do requerimento para a realização da visita, argumentou que o apoio do TRE-MG às eleições para os conselhos tutelares asseguram “um processo eleitoral mais rápido, eficiente e transparente, reforçando a confiança da população no pleito”. 

Ele também elogiou a proposta de unificação das eleições em todo o País, afirmando que, ao padronizar os procedimentos, a medida cria “regras gerais que conferem mais transparência e confiabilidade”.

As eleições para os Conselhos Tutelares da Infância e da Adolescência estão previstas no parágrafo 1º do artigo 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A norma determina que o processo seja estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob a fiscalização do Ministério Público. 

O pleito deverá ocorrer em data unificada em todo o território nacional a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. Até aqui, as eleições não seguiam nenhum parâmetro com relação a datas ou procedimentos. 

Os municípios realizavam o pleito conforme a sua necessidade e conveniência. A partir de agora, porém, terão que unificar a data do pleito e padronizar todo o processo. O comparecimento do eleitorado é facultativo. 

Dificuldades
Embora tenha se mostrado sensibilizado com a demanda, o presidente do TRE-MG apontou dificuldades para se envolver de imediato com a tarefa, uma vez que, neste momento, o órgão está inteiramente envolvido com a finalização do processo de cadastramento biométrico, com prazo até maio de 2016 para cadastrar 7 milhões de eleitores no Estado. 

O número corresponde a quase metade do eleitorado de Minas Gerais, que chega a 15 milhões. Além disso, observou, o prazo para se iniciarem os trabalhos visando à realização de eleições em caráter oficial é de 60 dias, o que, de antemão, inviabiliza o processo com vistas às eleições para os conselhos tutelares neste ano.

TRE dará auxílio
Contudo, o desembargador comprometeu-se a colaborar no que for possível, como, por exemplo, na cessão de urnas de lona para a votação. 

As urnas eletrônicas não poderão ser cedidas por ora, já que implicariam, também, a cessão de pessoal habilitado a operá-las e toda a equipe técnica e administrativa do tribunal está inteiramente voltada para o processo de cadastramento biométrico de eleitores.

Grupo de trabalho 
O presidente do TRE-MG comprometeu-se, também, a estudar a formação de um grupo de trabalho, com a participação de conselheiros e membros do Ministério Público, para elaborar um projeto a ser implementado nas próximas eleições, dentro de quatro anos.

Também participou da reunião a deputada Marília Campos (PT), presidente da Comissão de Participação Popular. Eles acompanharam o conselheiro Ananias Neves Ferreira, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, promotora Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth.

Da parte do tribunal, além do seu presidente, também participou da reunião o diretor-geral, Adriano Denardi. Ele reforçou os entraves para que o TRE-MG colabore mais intensamente com o pleito dos conselhos tutelares nessas eleições, mas admitiu a possibilidade de um envolvimento maior para o próximo pleito, dentro de quatro anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...