Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL RECEBE ESTUDANTES MINEIROS MEDALHISTAS NO WORLDSKILLS

Os 13 alunos de Minas Gerais foram premiados na competição internacional realizada em agosto em São Paulo; Brasil ficou em primeiro lugar


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, recebeu nesta terça-feira, 29, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, os 13 estudantes mineiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze e certificações por excelência, na edição 2015 da WorldSkills. 

A disputa internacional é considerada a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo mais de 60 países de diversos continentes.

Todos os 13 representantes de Minas Gerais foram premiados neste ano, o que contribuiu para que o Brasil ficasse em primeiro lugar geral na competição. A delegação brasileira conquistou sua melhor posição na história da competição, com 31 medalhas em 27 ocupações. Os alunos mineiros receberam duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, além de quatro certificações por excelência.

Durante o encontro, o governador recebeu uma placa em homenagem ao trabalho desempenhado no Estado para incentivar o ensino. Fernando Pimentel homenageou os 13 estudantes premiados.

As medalhas recebidas pelos alunos de Minas foram em sete diferentes categorias: tecnologia da moda, instalações elétricas prediais, escultura em pedra, construção de estruturas metálicas, marcenaria de estruturas, manutenção industrial e eletrônica. Já os certificados por excelência foram para instalação hidráulica e a gás, eletricidade industrial, robótica móvel e jardinagem e paisagismo.

Medalha de ouro em tecnologia da moda, o estudante Kaio Júnior Martins Silva, 20 anos, afirmou que o prêmio representa um passo importante para o futuro profissional. “Entrei no curso profissionalizante para ter um preparo para a faculdade. Agora, vou me dedicar profissionalmente ao design de moda”, contou.

Para o medalhista, Minas Gerais foi um dos estados que mais investiu nos alunos que participaram da competição, disponibilizando grande estrutura de estudos. “O primeiro passo foi passar pelas três etapas das Olímpiadas do Conhecimento. Já na fase da estadual, passei a receber um grande apoio. A atenção dada aos alunos por Minas acaba fazendo com que outros estados brasileiros também passem a querer incentivar esse tipo de competição”, completou o aluno de Patos de Minas.

Competição
A WorldSkills acontece há 65 anos e já foram realizadas 43 edições, reunindo jovens qualificados de todo o mundo, que trocam experiência de seus ofícios. Neste ano, a disputa foi realizada em agosto, em São Paulo, e teve a participação de 1,2 mil jovens.

Os alunos são selecionados em olimpíadas de educação profissional realizadas nos respectivos países. Além das 27 medalhas, o Brasil recebeu 18 certificados de excelência, concedidos a competidores com alta pontuação.

O time do Brasil foi formado por 56 jovens competidores com idade entre 17 e 22 anos, que contaram com 189 técnicos brasileiros, para a preparação. A segunda colocada foi a Coreia do Sul, com 26 medalhas, superando China, Japão, Áustria, França e Suíça.

Também participaram do encontro desta terça-feira secretários de Estado e dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre eles o presidente da entidade, Olavo Machado Júnior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...