Pular para o conteúdo principal

VESTIBULAR UEMG 2016 ABRE INSCRIÇÕES COM CURSO INÉDITO DE MEDICINA EM PASSOS

Este é o primeiro processo seletivo unificado da universidade estadual. Serão oferecidas mais de 6 mil vagas nas 21 unidades espalhadas por Minas Gerais


Estão abertas, até o dia 8 de novembro, as inscrições para o vestibular 2016 da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Serão oferecidas mais de 6 mil vagas em graduações distribuídas nas 21 unidades espalhadas pelo estado. Manual do candidato e inscrições podem ser acessados no hotsite www.uemg.br/vestibular.

Este é o primeiro processo seletivo unificado da universidade estadual após o período de estadualizações – em que foram incorporadas novas unidades - ocorrido nos últimos dois anos.

“Desde sua fundação, nossa universidade vem aumentando de modo significativo sua abrangência territorial e humana. Sendo assim, novas regiões passaram a fazer parte da família Uemg, abrangendo maior contingente de alunos, professores e funcionários”, avalia o reitor Dijon Moraes Júnior.

Mais médicos
Outra novidade deste ano será a estreia do curso de Medicina na unidade de Passos, no Sul de Minas. Anunciado pelo governador Fernando Pimentel em julho deste ano, durante a instalação do Fórum Regional do Território Sudoeste, o curso, a exemplo das demais graduações, será oferecido gratuitamente.

Para o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, que apoiou e acompanhou todo o processo de implantação do curso, esse vestibular marcará uma nova fase no Ensino Público Superior do Estado e, consequentemente, da Saúde. 

“O grande desafio hoje é ampliar, de maneira significativa, a quantidade de médicos formados em Minas Gerais. Ciente disso, o governador Fernando Pimentel tem feito um grande esforço para garantir aos mineiros e as mineiras uma saúde de mais qualidade. Com este curso de medicina, a Uemg de Passos começa a fazer parte desse desejo de termos mais médicos atuando no Estado. Sem dúvida, mais uma grande conquista para a Educação e Saúde em Minas”, afirmou.

Financiado pelo Governo do Estado, o curso de Medicina foi aprovado com nota 4 pelos órgãos responsáveis pela abertura e fiscalização de bacharelados na área.

A diretora acadêmica da unidade de Passos da Uemg, professora Tânia Maria Delfraro, destaca que a abertura desse curso trará benefícios na área da saúde, ajudando a reduzir uma carência histórica.

“A baixa média brasileira, de 1,8 médico por mil habitantes, é ainda menor no Sudoeste mineiro, onde atualmente é de 1,5 por mil habitantes”, diz a diretora.

Tânia Mara acredita que esse indicador deve melhorar com a abertura do curso. Ela informa que os estudantes atuarão, durante seu percurso de formação, nos hospitais públicos da região, com os quais a Uemg já assinou convênios de cooperação.

Provas
O processo seletivo para o curso de Medicina, assim como para as outras graduações, será realizado em etapa única no dia 6 de dezembro. Os candidatos farão provas gerais objetivas de disciplinas correntes no ensino médio, além de uma prova de língua estrangeira e uma questão de redação.

Somente os cursos oferecidos pela Escola de Música e pela Escola Guignard, em Belo Horizonte, possuem etapa eliminatória anterior de provas de habilidades específicas.

As obras literárias indicadas para a realização das provas do vestibular da Uemg são “Olhos D’água”, livro de contos de Conceição Evaristo, e “Crônicas Para Ler na Escola”, livro de crônicas de Zuenir Ventura.

Sisu
Para os candidatos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 há também a possibilidade de concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Serão oferecidas nessa modalidade 50% das vagas disponíveis para graduação. As inscrições para o Sisu ainda serão definidas pelo Ministério da Educação, mas a previsão é que ocorram nos primeiros meses de 2016.

Os interessados podem participar tanto pelo vestibular tradicional quanto pelo Sisu, sem decorrência de qualquer prejuízo.

Reserva de vagas
Em ambas as modalidades - vestibular e Sisu -, a Uemg utiliza o sistema de reserva de vagas, chamado Procan, no qual 45% do total são destinadas a candidatos carentes afrodescendentes (20%), egressos de escola pública (20%), portadores de deficiência e indígenas (5%).

Para concorrer ao vestibular pela reserva de vagas, o candidato deverá encaminhar alguns documentos exigidos em edital, que comprovam sua situação socioeconômica em um dos grupos listados.

Uma vez habilitado, o candidato concorrerá a vagas na universidade com candidatos do mesmo grupo socioeconômico, minimizando desigualdades no acesso ao ensino superior gratuito.
com assessoria

CRONOGRAMA
Inscrições: de 21/9 a 8/11
Inscrições do Procan: de 21/9 a 11/10
Provas de habilidades específicas: 14/11  e 15/11 (cursos da Escola Guignard e Escola de Música)
Provas Gerais: 6/12/2015
Acesso ao manual do candidato e inscrições no hotsite: www.uemg.br/vestibular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...