Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS CRIA COMITÊ DE ATENÇÃO AO MIGRANTE, REFUGIADOS E APÁTRIADOS

Iniciativa tem como objetivo atender aumento crescente no número de cidadãos de outros países que buscam uma nova vida no Estado

 Representantes do governo federal e estadual debatem políticas para refugiados

O Governo de Minas Gerais instituiu o Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (Comitrate), como forma de garantir ações urgentes para atender à crescente demanda, principalmente de refugiados e imigrantes que têm chegado a Minas nos últimos meses. 

O Decreto 46.489, que instituiu o Comitrate, foi publicado pelo governador Fernando Pimentel em edição extra do órgão oficial do Estado, o “Minas Gerais”, na edição da última terça-feira, 29.

O Comitê terá um papel fundamental na articulação de ações do poder público e da sociedade civil para atender esses segmentos da população. Ele vai desenvolver, implantar e executar as políticas públicas, em consonância com os tratados e convenções dos quais o Brasil é signatário, bem como com as políticas  nacionais que estão sendo criadas.

A coordenação do Comitrate ficará com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). 

Haverá ainda a participação das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Educação (SEE), Turismo (Setur), Saúde (SES), Agricultura (Seapa), Desenvolvimento Agrário (Seda), Cultura (SEC), Desenvolvimento Regional e Urbano (Sedru), Meio Ambiente (Semad) e Defesa Social (Seds), além de representantes das polícias Civil e Militar.

A composição do Comitrate é paritária, com a participação de 28 membros do poder público e igual número da sociedade civil.  Os integrantes do Comitê terão mandato de dois anos, renováveis uma vez por igual período.

O Comitrate poderá convidar gestores, especialistas e representantes de órgãos e instituições públicas ou privadas, nacionais e internacionais, com reconhecida atuação nessas temáticas, para contribuir na construção dessas políticas públicas e ações que serão desenvolvidas. Para garantir uma atuação eficaz, serão criadas três câmaras técnicas: a de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; de Trabalho Escravo e Infantil e a de Migração, Refugiados e Apátridas.

Roda de Conversa
Nesta quarta-feira, 30, durante a Roda de Conversa: Refugiados, Imigração e Direitos Humanos, realizado na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, afirmou que, antes, o Estado de Minas Gerais não trabalhava com imigrantes e com refugiados. 

“É papel do governo participar do esforço que a sociedade civil já faz para acolher as pessoas. Resolvemos então juntar várias áreas que têm afinidade nesse Comitê”, disse.

Segundo Nilmário Miranda, uma das primeiras ações da Sedpac e do Comitrate será criar um Centro de Abrigamento Provisório, para que os refugiados e apátridas tenham apoio imediato. Além disso, haverá ações também para que esses segmentos se adaptem à língua portuguesa e a busca da validação de diplomas para que consigam trabalhar. 

“Nosso objetivo é ter um lugar, buscar um imóvel que esteja desativado, principalmente no centro de Belo Horizonte, para instalar esse abrigo provisório. A pessoa chega ao aeroporto, tem de ter para onde ir. Não podemos deixá-las nas ruas”, explicou.

O secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, disse que o  Brasil tem adotado uma postura humanitária e protagonista no acolhimento de imigrantes e refugiados. Segundo ele, dois exemplos muito importantes têm sido a acolhida de cidadãos haitianos, logo após o terremoto que atingiu a população daquele país em 2010.  E, mais recentemente, os refugiados sírios. 

“O Brasil já permitiu o acolhimento de 2.097 refugiados sírios. Já haitianos, nos últimos seis anos, temos cerca de 65 mil”, disse, acrescentando que agora é necessário ampliar essa rede de acolhimento e de assistência a essas pessoas nos estados e municípios.

Durval Fernandes, professor do programa de pós-graduação em Geografia da PUC Minas,  informou que existem hoje cerca de 4 mil haitianos em Minas Gerais, com forte concentração nos municípios da Região Metropolitana e alguns no Triângulo Mineiro. Já o número de sírios, segundo ele, ainda é pequeno, pouco mais de 270. 

“Precisamos ter efetivamente políticas coordenadas. Temos de encarar isso como políticas de governo e, a partir daí, buscar parcerias com ONGs e com aqueles que estão na ponta”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...