Pular para o conteúdo principal

POÇOS É A MELHOR CIDADE DE PORTE MÉDIO DE MINAS GERAIS E A SEGUNDA DO BRASIL

Ranking foi divulgado pela Istoé/Austin Rating

Ao lado das Thermas Antônio Carlos, na área central de Poços, o Calendário Floral é feito por variadas flores e plantas, placas de cimento e pedrinhas, onde marca a data e a estação do ano, com atualização diária

Poços de Caldas é a melhor cidade de porte médio de Minas Gerais e a segunda melhor nesta categoria do país, de acordo com o anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, publicado pela Revista Istoé, a partir de levantamento e análise de dados realizados pela consultoria Austin Rating.

Para chegar ao resultado, divulgado no último mês, a empresa responsável pelo estudo dissecou as contas de 5.565 municípios brasileiros para mensurar as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se espraiam nas áreas social e digital. Desta forma, o índice é composto por quatro indicadores: social, fiscal, econômico e digital.

Os Indicadores Sociais reúnem os dados referentes à demografia, habitação, qualidade de vida, saúde, risco juvenil, vulnerabilidade e educação. 

Os Indicadores Fiscais reúnem as informações sobre receita total, receita tributária, despesa total, resultado primário, autonomia fiscal, despesas com pessoal e encargos sociais. Já os Indicadores Econômicos avaliam PIB municipal, PIB per capita, carga tributária, comércio exterior, frota de veículos, população economicamente ativa e rendimento médio. 

Por fim, os Indicadores Digitais se referem aos dados sobre domicílios com computadores, domicílios com computadores e acesso à internet e domicílios com telefones móveis.

Os dados compilados são de 2014, a partir dos relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. A consultoria Austin Rating passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados com o objetivo de identificar aquelas ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. “Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, diz Alex Agostini, o responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Rating, no texto de divulgação do ranking.

No ranking de cidades de médio porte, Poços de Caldas ocupa a 2ª colocação em todo o país, atrás apenas do município de Itajaí/SC. Poços é a melhor cidade de médio porte de Minas Gerais, sendo seguida, no estado, por Nova Lima, que ocupa a 11ª posição no ranking. Da região, Pouso Alegre ocupa a 22ª posição e Varginha aparece em 36º lugar.

Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), o ranking demonstra a qualidade de vida da cidade e o empenho da administração municipal em ampliar e melhorar os serviços públicos. 

“Isso reflete diretamente nos indicadores sociais avaliados, com ações nas áreas de saúde, educação e promoção social, prioridades da nossa gestão. Demonstra também o papel que o município desempenha não só como pólo regional, mas também sua importância no Estado e no país”, avalia Eloísio.


Todos os dados do ranking “As Melhores Cidades do Brasil” podem ser acessados na Internet, no link: http://melhorescidadesdobrasil.com.br.

Ranking
As dez melhores cidades de médio porte do Brasil são:

1 Itajaí/SC
2 Poços de Caldas/MG
3 Criciúma/SC
4 Jaraguá do Sul/SC
5 Passo Fundo/RS
6 Rio Claro/SP
7 Pinhais/PR
8 Chapecó/SC
9 Santa Bárbara D’Oeste/SP
10 Dourados/MS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...