Pular para o conteúdo principal

POÇOS É A MELHOR CIDADE DE PORTE MÉDIO DE MINAS GERAIS E A SEGUNDA DO BRASIL

Ranking foi divulgado pela Istoé/Austin Rating

Ao lado das Thermas Antônio Carlos, na área central de Poços, o Calendário Floral é feito por variadas flores e plantas, placas de cimento e pedrinhas, onde marca a data e a estação do ano, com atualização diária

Poços de Caldas é a melhor cidade de porte médio de Minas Gerais e a segunda melhor nesta categoria do país, de acordo com o anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, publicado pela Revista Istoé, a partir de levantamento e análise de dados realizados pela consultoria Austin Rating.

Para chegar ao resultado, divulgado no último mês, a empresa responsável pelo estudo dissecou as contas de 5.565 municípios brasileiros para mensurar as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se espraiam nas áreas social e digital. Desta forma, o índice é composto por quatro indicadores: social, fiscal, econômico e digital.

Os Indicadores Sociais reúnem os dados referentes à demografia, habitação, qualidade de vida, saúde, risco juvenil, vulnerabilidade e educação. 

Os Indicadores Fiscais reúnem as informações sobre receita total, receita tributária, despesa total, resultado primário, autonomia fiscal, despesas com pessoal e encargos sociais. Já os Indicadores Econômicos avaliam PIB municipal, PIB per capita, carga tributária, comércio exterior, frota de veículos, população economicamente ativa e rendimento médio. 

Por fim, os Indicadores Digitais se referem aos dados sobre domicílios com computadores, domicílios com computadores e acesso à internet e domicílios com telefones móveis.

Os dados compilados são de 2014, a partir dos relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. A consultoria Austin Rating passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados com o objetivo de identificar aquelas ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. “Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, diz Alex Agostini, o responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Rating, no texto de divulgação do ranking.

No ranking de cidades de médio porte, Poços de Caldas ocupa a 2ª colocação em todo o país, atrás apenas do município de Itajaí/SC. Poços é a melhor cidade de médio porte de Minas Gerais, sendo seguida, no estado, por Nova Lima, que ocupa a 11ª posição no ranking. Da região, Pouso Alegre ocupa a 22ª posição e Varginha aparece em 36º lugar.

Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), o ranking demonstra a qualidade de vida da cidade e o empenho da administração municipal em ampliar e melhorar os serviços públicos. 

“Isso reflete diretamente nos indicadores sociais avaliados, com ações nas áreas de saúde, educação e promoção social, prioridades da nossa gestão. Demonstra também o papel que o município desempenha não só como pólo regional, mas também sua importância no Estado e no país”, avalia Eloísio.


Todos os dados do ranking “As Melhores Cidades do Brasil” podem ser acessados na Internet, no link: http://melhorescidadesdobrasil.com.br.

Ranking
As dez melhores cidades de médio porte do Brasil são:

1 Itajaí/SC
2 Poços de Caldas/MG
3 Criciúma/SC
4 Jaraguá do Sul/SC
5 Passo Fundo/RS
6 Rio Claro/SP
7 Pinhais/PR
8 Chapecó/SC
9 Santa Bárbara D’Oeste/SP
10 Dourados/MS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...