Pular para o conteúdo principal

PROJETO ENTRE INATEL E MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES FOCA PESQUISA EM 5G


Com investimento do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) implantou este ano, no campus em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, o Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR).

O centro concentra pesquisas e desenvolvimento tecnológico de soluções para o acesso à Internet banda larga sem fio, enlaces de comunicação via satélite, radioenlaces de longo alcance e grande capacidade e, principalmente, redes de comunicações móveis de 5ª Geração. 

O trabalho do CRR foi apresentado no Futurecom, o maior evento de TIC da América Latina, durante a palestra do pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa do Inatel, professor José Marcos Câmara Brito, que também coordena o CRR. A palestra aconteceu nesta terça-feira, 27, no Auditório Argentina do Transamérica Expo, em São Paulo.

O Centro de Referência em Radiocomunicações foi criado em dezembro de 2014, em um projeto entre Inatel, FINEP, MiniCom e Funttel, e atualmente envolve 30 profissionais. 

De acordo com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MiniCom), Maximiliano Salvadori Martinhão, a expertise do Inatel na área de radiocomunicações foi determinante para a instalação do CRR. 

"O Brasil tem um grande território e isso demanda o uso de comunicação por rádio para chegar nos lugares mais remotos desse nosso país, seja por comunicação terrestre ou espacial, por satélite. E o Inatel há muito tempo produz estudos sobre esse assunto e, com certeza, apresentará resultados".

O coordenador do CRR, José Marcos Câmara Brito, explica que a escassez de oferta de serviços de qualidade em algumas cidades pequenas e rurais do Brasil muitas vezes se deve à dificuldade de levar infraestrutura de telecomunicações a estas regiões. 

Por isso, as pesquisas em radioenlaces digitais de alta capacidade são importantes, já que a comunicação sem fio pode ser a tecnologia viabilizadora do atendimento destas localidades.

Mais da metade dos recursos que serão aportados no CRR ao longo de três anos de trabalho serão aplicados nas pesquisas de redes 5G. 

Os pesquisadores estão levantando os prováveis cenários de utilização dessa rede no Brasil, bem como as necessidades e demandas específicas para a implementação da 5ª geração no Brasil. Uma análise comparativa profunda sobre as técnicas candidatas a comporem o próximo padrão de comunicações móveis também está sendo realizada. 

"A expectativa é de que, no final desses três anos de pesquisa, o Centro apresente três modelos de referência que possam ser utilizados pela indústria para o desenvolvimento de protótipos e produtos inovadores para a área de radiocomunicações", afirma Brito.

Os resultados já aparecem em menos de um ano de projeto. Duas patentes já estão em andamento: de um conversor de RF banda larga baseado em tecnologia fotônica e uma antena com múltiplas bandas para redes 5G. 

As soluções encontradas serão transferidas para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia nacional, a criação de novas empresas na área e até mesmo a exportação de tecnologia de ponta. 

Também são objetivos do CRR o treinamento e capacitação na área e a apresentação de metodologias para testes de certificação de produtos e processos para as redes de 5ª geração.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...