Pular para o conteúdo principal

REITOR APRESENTARÁ PROJETO DO PARQUE TECNOLÓGICO DE LAVRAS NO ENCERRAMENTO DA SETI

Obra ocupa uma área total de 78.805,30 m2


A Semana de Tecnologia da Informação (SETI) que ocorre anualmente no Departamento de Ciência da Computação (DCC) na Universidade Federal de Lavras (UFLA), contará com 26 palestras, seis minicursos, uma mesa-redonda, além de cases de ex-alunos, encontros e integrações durante toda uma semana em sua segunda edição.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares, foi convidado para fazer o encerramento da SETI. Ele apresentará o projeto do Parque Tecnológico e Científico de Lavras (Lavrastec).

O parque tem como objetivo a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) de produtos e processos inovadores voltados para as áreas de Agronegócios, Biotecnologia, Tecnologia da Informação, Tecnologia e Gestão Ambiental e Engenharias.

O Parque Científico e Tecnológico de Lavras é um dos seis parques tecnológicos previstos no âmbito do Projeto Estruturador – Rede de Inovação Tecnológica (RIT), projeto estratégico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). A obra ocupa uma área total de 78.805,30 m2.

“O potencial existente para a implantação e instalação do Lavrastec no entorno da UFLA é evidente, pois aqui estão instalados laboratórios, núcleos de pesquisa, equipamentos de última geração e recursos humanos altamente qualificados”, destaca o reitor, lembrando que são mais de 10 mil pessoas entre professores, pesquisadores, estudantes, funcionários e profissionais, envolvidos em atividades de alta qualidade técnica.

Programação
Na programação de eventos, serão abordados ainda por diversos palestrantes temas como o processo legislativo participativo, os principais direitos e deveres estabelecidos pela lei e como eles afetam o cidadão brasileiro e empresas de tecnologia, bem como as perspectivas e desafios ainda por vir. Neutralidade de Rede, Liberdade de Expressão e Responsabilidade dos Provedores serão alguns dos temas debatidos.

Pedro Vilela Resende também será um dos palestrantes. Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele conduzirá a palestra "Marco Civil da Internet Explicado". Em uma breve conversa, ele abordará sobre a história, elementos centrais e perspectivas da primeira legislação voltada à Internet no Brasil. 

Pedro Vilela é co-fundador e coordenador do Grupo de Estudos em Internet, Inovação e Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito da UFMG (GNET - UFMG).

As inscrições são gratuitas e iniciaram no último dia 5, e o evento será realizado entre os dias 19 e 25 de outubro. Mais de 300 pessoas já se inscreveram.

O inscrito terá que se registrar separadamente nas palestras que deseja participar. As palestras possuem limitação de inscritos, e a prioridade de vaga será por ordem de inscrição. Após a realização do evento, todos terão certificado de participação de acordo com as palestras assistidas.

Já para os minicursos, a inscrição será realizada mediante a doação de 3kg de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições filantrópicas.

Na edição de 2014, o evento atingiu aproximadamente 500 participantes inscritos, presentes em 40 palestras e 16 minicursos.

Segue abaixo os principais palestrantes já confirmados:

Eduardo Cardoso Melo – professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Guilherme Razgriz - diretor de Arte / CEO – Cria Livre – Primeira Escola de Computação Gráfica Livre do Brasil
André Paulovich - arquiteto de Software – CI&T
Ana Paula Gomes - organizer do Google Developers Group BH e Women Techmakers
Douglas Donizeti de Castilho Braz- professor do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas
Humberto Brandão - professor e Sócio de Oragon Tech
Cássio Botaro - desenvolvedor Web dos Diários Associados
Guilherme Timóteo - founder/business developer – Innervision
Daniel Fernandes Macedo - professor da Universidade Federal de Minas Gerais

A comissão organizadora do SETI é composta por André Grutzmann (Departamento de Ciência da Computação), André Pimenta (Departamento de Ciência da Computação), Bárbara Oliveira (PETI CSI), Felipe Dias (Centro Acadêmico de Ciência da Computação), Gabriela Santiago (PETI CSI), Wesley Souza (Centro Acadêmico de Sistemas de Informação), Israel Gonçalves (Centro Acadêmico de Sistemas de Informação) e Thiago Almeida (Comp Júnior).

Serviço
II SETI - Semana de Tecnologia da Informação
Data: 19 a 25 de outubro
Local: Universidade Federal de Lavras
Inscrições gratuitas: http://seti.ufla.br
Twitter: @setiufla

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...