Pular para o conteúdo principal

PÉSSIMO COMEÇO DE ANO

Prefeito pede reajuste na taxa de iluminação pública. Somente cinco vereadores votaram contra a proposta e a favor da população


Não bastasse a péssima qualidade do serviço oferecido após a Prefeitura de Lavras, no Sul de Minas, assumir os ativos de iluminação pública, os moradores da cidade iniciam o ano de 2016 com uma notícia desagradável.

Os vereadores aprovaram por 12 votos contra 5, na última reunião do ano da Câmara Municipal o reajuste na taxa de iluminação pública pedido pelo prefeito Silas Costa Pereira (PMDB).

Lavras foi a primeira cidade do Sul de Minas a atender à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que previa que até o final do ano de 2014 as prefeituras de todo o país assumissem a iluminação pública dos municípios. 

Com a medida, os municípios ficaram encarregados de questões como manutenção da rede, expansão e melhorias do serviço. Na ocasião, Prefeitura Municipal de Lavras, na gestão do ex-prefeito Marcos Cherem (PSD) previa que com a mudança haveria uma redução no valor da taxa de iluminação pública para os consumidores.

Agora, no ano de 2016, na gestão de Silas Costa Pereira, além de ter que lidar com a baixa qualidade do serviço prestado na cidade, os lavrenses terão que desembolsar mais recursos para bancar o custeio da iluminação pública.

Grande parte das ruas da cidade estão com lâmpadas queimadas há mais de quatro meses, algumas delas vias importantes do município.

Mesmo com a mudança na gestão da iluminação pública, o fornecimento de energia continua sendo feito pela Companhia de Energética de Minas Gerais (Cemig), bem como a emissão da conta de luz. 

O valor da cobrança da taxa de iluminação pública agora é repassado diretamente para o município. A verba deve usada para cobrir as despesas com a iluminação pública nas cidades. 

Além disso, os problemas, solicitações de consumidores ou melhorias na iluminação pública devem ser tratados diretamente com a prefeitura municipal.

Os cincos vereadores que votaram contra o pedido do prefeito e a favor da população lavrense são: João Paulo Felizardo (PR), José Márcio Faria (PT), Anderson Marques (PV), Daniel Costa (PSD) e Marcos Possato (PTB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...