Pular para o conteúdo principal

SÃO JOAQUIM DE BICAS: ALA LGBT DE PENITENCIÁRIA CELEBRA DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS


Presos e presas que estão no Anexo LGBT da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, celebraram o Dia Nacional de Visibilidade Trans no último dia 29 de janeiro, com uma edição especial do “Dia da Beleza”. 

Eles puderam fazer penteados diferentes, se maquiar, pintar as unhas e discutir a importância da diversidade e do respeito aos direitos do movimento, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

A iniciativa fez parte de um cronograma especial de atividades planejadas pela Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Fobias Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero (Cepef), coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS). 


Essa comissão é voltada para a construção coletiva de políticas de Defesa Social para o publico LGBT e desenvolveu, na última semana, outras atividades no sistema prisional e no sistema socioeducativo. A Ala LGBT do Presídio de Vespasiano, por exemplo, recebeu o “Cine Pipoca” – dia de filmes com temáticas voltadas para o público Trans – também nesta sexta.

Fábio Luiz Arantes Alves, 34 anos. Este é o registro na certidão de nascimento de uma das transexuais que cumprem pena na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas. Nome que não condiz com seu gênero.

“Fábio” sempre se sentiu mulher. Por isso, ainda na adolescência, quando tinha 14 anos de idade, revelou sua homossexualidade para a família e passou a atender pelo nome social Patrícia Strass Close.

Patrícia saiu de casa e prostitui-se para sobreviver. Acabou em um ambiente que lhe proporcionou contato com as drogas e com o crime. Presa na Ala LGBT, ela trabalha e é respeitada pelos colegas de cela.

“Nós, transexuais, somos vistos como uma anomalia. Esse dia mostra como somos seres humanos e também merecemos dignidade. Espero que outros transexuais tenham o apoio familiar que eu não tive. Meus pais disseram que preferiam um filho bandido a um gay. Tornei-me os dois”, revela Patrícia Strass.

Paulo Henrique Prado, diretor de atendimento e ressocialização da Penitenciária Jason Soares Albergaria, ressalta que a Ala LGBT permite a humanização no cumprimento da pena, protegendo a integridade física e psicológica dos presos e presas.

Já o defensor público da comarca de Igarapé, Gustavo Gonçalves Martins, também presente no evento, destacou como a ala LGBT dá aos presos “a dignidade e oportunidade de ressocialização necessária.”

Alas LGBT
Minas Gerais possui duas alas exclusivas para homossexuais, travestis e transexuais declarados. O objetivo é prevenir abusos e garantir que o cumprimento da pena ocorra sem constrangimento. 

Atualmente, essas alas funcionam na Penitenciária Jason Soares Albergaria, em Bicas, e no Presídio de Vespasiano, ambos na Região Metropolitana.

Nesses locais, que têm as paredes pintadas de rosa, os presos podem se maquiar, fazer as unhas, manter os cabelos compridos e são chamados por seus nomes sociais. A transferência para essas unidades acontece apenas mediante vontade do próprio detento.
com Dayana Silva - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...