Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR RECEBE DEPUTADOS FEDERAIS EM ENCONTRO SUPRAPARTIDÁRIO

Fernando Pimentel e secretários apresentaram dados sobre a situação financeira e orçamentária de Minas Gerais



O governador Fernando Pimentel (PT) se reuniu nesta segunda-feira, 7, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a bancada de parlamentares que representam Minas Gerais na Câmara dos Deputados. 

Compareceram 24 deputados de 14 partidos em uma reunião suprapartidária que tratou de temas como a situação financeira e orçamentária do Estado.

“Nós temos uma máquina pública em Minas Gerais extremamente inchada e isso foi se acumulando nos últimos anos. Temos um Estado que foi moldado com a  cabeça do século 19, mas estamos no século 21. É preciso readequar a estrutura, tornando-a mais enxuta e eficiente”, apontou o governador Fernando Pimentel. 

O vice-governador Antônio Andrade (PMDB) classificou como positivo o caráter suprapartidário do encontro. 

“Todos foram unânimes em defender os interesses do Estado junto à União. O governador colocou muito bem que a questão de Minas Gerais não é desse ou daquele partido, desse ou daquele governador, é uma questão estrutural, que vem há muitos anos. E todos têm de pensar no Estado onde os investimentos são voltados para a população”, garantiu.

O secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho, apresentou os números do Estado e destacou o importante papel dos deputados federais na defesa dos interesses de Minas Gerais em Brasília. 

“O principal objetivo era mostrar a situação financeira do Estado para que tenhamos apoio e, também, ter uma proximidade maior com a bancada mineira para defender os interesses do Estado junto ao governo federal nas questões orçamentárias”, resumiu.

Para o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, há uma preocupação por parte do governo mineiro em relação ao tamanho da folha de pagamento. 

“O quadro é grave. Temos muitas despesas incomprimíveis, 94% da receita corrente líquida do Estado está comprometida com a folha de ativos e inativos. Precisamos melhorar as receitas para ampliar a capacidade de investimento do Estado, que é muito importante para alavancar o desenvolvimento do Brasil”, disse.

Representação
Participaram do encontro parlamentares de 14 legendas: DEM, PDT, PMB, PMDB, PP, PR, PROS, PSC, PSD, PSDB, PT, PTB, PTdoB e PTN. 

Na avaliação do líder do Governo de Minas Gerais da bancada federal, Gabriel Guimarães, o governador destacou quais são as maiores preocupações do Estado com relação à parte financeira. 

“A bancada mineira demonstrou a sua preocupação e interesse em caminhar de acordo com o interesse do Estado”, explicou.

Para o deputado Eros Biondini, reunir os parlamentares foi uma excelente iniciativa.

“A bancada está unida com o governador, debatendo problemas e soluções para o Estado atravessar a crise”, afirmou.

Já o deputado Marcelo Álvaro Antônio destacou o papel dos parlamentares neste cenário de dificuldades financeiras. “A gente pode buscar amenizar essa crise que o Estado está passando. É no conjunto que a gente consegue buscar as soluções que o Estado precisa para avançar”, disse.

Por sua vez, o deputado Lincoln Portela demonstrou preocupação com relação à folha de pagamentos. “Em 21 milhões de habitantes, nós temos, entre ativos e inativos do Estado, mais de 600 mil servidores públicos. Então, a situação do Estado fica difícil”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...