Pular para o conteúdo principal

MINAS FIRMA PARCERIA COM O REINO DOS PAÍSES BAIXOS PARA PROMOÇÃO DOS DIREITOS LGBT

Objetivo é fortalecer os direitos humanos da comunidade lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais no Estado

Reunião para assinatura do termo aconteceu na Cidade Administrativa

O Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) assinou um termo de parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, com o objetivo de fortalecer os direitos humanos da comunidade lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais no Estado. 

Dentre as ações conjuntas, destaca-se a produção de um vídeo institucional com a finalidade de sensibilizar a população mineira para o combate à LGBTfobia e a promoção dos direitos humanos.

A parceria foi possível após a Sedpac, por meio da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, conseguir aprovação do projeto junto à Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil. 

O Fundo de Direitos Humanos do Ministério do Exterior do Reino dos Países Baixos apoia propostas na área dos direitos humanos e responsabilidade social empresarial (RSE). 

Reunião para assinatura do termo aconteceu na Cidade Administrativa

O Reino dos Países Baixos atua no mundo inteiro para proteger e promover os direitos humanos, com a missão de fomentar a liberdade, a justiça e a dignidade do ser humano.

Durante a reunião para assinatura do termo, o embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters, elogiou as ações desenvolvidas pela Sedpac em prol do público LGBT, classificando como uma das mais avançadas no país. “Cada pessoa, independentemente de sua orientação sexual tem o direito a uma vida digna”, afirmou o embaixador.

Para o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, antes não existia um espaço institucional forte no Estado para desenvolver a pauta da diversidade sexual. “Com a criação da Sedpac iniciamos um trabalho intenso com a comunidade LGBT. 

Realizamos a Conferência e aderimos a campanha Livres&Iguais da ONU, por exemplo.  Agora, esta parceria com os Países Baixos vai proporcionar uma troca de experiência muito produtiva”.

A peça audiovisual fará parte da campanha Livres&Iguais e será produzida em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), para a promoção dos direitos humanos do público LGBT. A campanha pretende abordar a violência, o preconceito e a discriminação da população LGBT e promover respeito pelos seus direitos humanos.

Campanha Livres & Iguais
Em outubro de 2015 a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) aderiu à Campanha Livres & Iguais do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos no Brasil (ACNUDH) durante abertura da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT, na presença de representantes do Estado, do movimento LGBT e representantes da sociedade civil para discutirem os rumos das políticas públicas para o público LGBT para os próximos anos.

A Campanha Livres & Iguais é uma campanha inédita e global das Nações Unidas de educação para a igualdade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) – no Brasil, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) – que envolve milhões de pessoas em diálogos globais para construir a cidadania da população LGBT e gerar apoio a medidas para proteger e promover seus direitos.

Participaram da solenidade, o chefe de gabinete da Sedpac, José Francisco, o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Leonardo Nader, o coordenador de Políticas de Diversidade Sexual, Douglas Miranda, o Cônsul-geral da Holanda no Rio de Janeiro, Arjen Uijterlinde e o representante do Escritório de Negócios da Holanda no Brasil, Remon Daniel Boef.

Também presente as assessoras de Cooperação Internacional da Sedpac, Julia Caligiorne e Lídia Botelho, o assessor de Relações Internacionais da Governadoria, Pedro Braga, o superintendente central de Publicidade, Leonardo Saraiva, a representante do movimento Rede Afro LGBT Mineira, Julie Soares e a diretora de Articulação Institucional da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, Eliane Dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...