Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UEMG VISITA CAMPUS DE PASSOS

Reitor dá boas-vindas aos calouros de medicina na UEMG Passos

O reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior, esteve no Campus de Passos, no Sul de Minas, na última semana, nos dias 17 e 18, quando tratou de assuntos pertinentes ao curso de medicina da UEMG, dentre outras demandas da Unidade. 

A agenda externa teve 2 compromissos, sendo um deles com a Santa Casa de Misericórdia de Passos e a outra com a Prefeitura Municipal.

No dia 17, o reitor se reuniu com o provedor da Santa Casa, médico Vivaldo Soares Neto, que estava acompanhado de parte do corpo clínico e do setor jurídico do hospital. 

 Também participaram do encontro a diretora acadêmica da Unidade, Tania Maria Delfraro Carmo; o diretor administrativo Luiz Camilo Silveira Teodoro; a vice-diretora acadêmica Marisa da Silva Lemos; a coordenadora do curso de Medicina, médica Maria Paula Moraes Vasconcelos; o coordenador geral do Núcleo de Ciências da Saúde, José de Paula Silva; e a coordenadora de pós-graduação da Unidade Passos e docente do curso de Medicina, Maria Ambrosina Cardoso Maia.

Foram apresentadas as necessidades de adequação de infraestrutura e atendimento na Santa Casa para comportar o internato dos estudantes. As conversas ocorreram observando o estatuto do hospital para que docentes e discentes possam ser integrados ao cotidiano da instituição.

Para o reitor, essas reuniões são de extrema relevância para que todos caminhem juntos para o sucesso do curso. 

“O curso de medicina está dentro de um projeto maior do governo, por isso, acredito que todos os investimentos necessários para atender as demandas deverão ser empregados, a exemplo dos recentes investimentos em insumos e laboratórios, com a quantia que supera 1 milhão de reais”.

Marcelo Soares de Oliveira, representando a diretoria administrativa da Santa Casa, fez algumas pontuações para o alinhamento da parceria com a universidade. 

O reitor ressaltou que o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Adailton Pereira, devido à experiência anterior na administração em órgãos da Saúde, terá participação importante nos trâmites entre a SCMP e a UEMG. 

“No momento é importante conhecermos as ofertas e demandas que envolvem o convênio de parceria entre a Santa Casa e a UEMG, para então focarmos nos resultados positivos”, afirmou.

Ainda no dia 17, o reitor e os diretores da UEMG Passos participaram de reunião com o prefeito de Passos Ataíde Vilela (PSDB), para fortalecer os laços da universidade com o município. 

Além dos cursos do Núcleo de Saúde, diversos outros cursos das áreas de Humanas, Engenharias e Licenciaturas têm na administração municipal oportunidades de campos de estágio e prática profissional.

No encontro com a UEMG, o prefeito de Passos esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Angelita Dias Borges Orsolini, e do assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Dickson Helinton de Castro. 

Na oportunidade, a diretora da Unidade Passos, Tânia Delfraro, formalizou um pedido para a Prefeitura instalar sinalização de trânsito no novo campus do Bairro Eldorado, devido ao aumento do número de veículos com a transferência de alunos para o novo local.

Já na manhã dia 18, o reitor fez questão de conhecer e cumprimentar os estudantes do primeiro curso de medicina da universidade. O reitor apresentou aos calouros, provenientes de diversas regiões de Minas e do Brasil, a evolução da Universidade, desde sua criação em 1989, até os dias atuais, bem como a dimensão que a UEMG alcançou no estado e no país.

O reitor explicou como são desenvolvidos os trabalhos dentro de uma Universidade multicampi e, ressaltou que a UEMG é um amplo espaço para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento regional ao promover relevantes trabalhos para a sociedade.

Dijon desejou boas vindas a todos, parabenizou pela conquista no processo seletivo para ingresso no curso, que foi um dos mais concorridos do país e ainda esclareceu várias dúvidas provenientes dos estudantes.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...