Pular para o conteúdo principal

UNIDADE DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA EM LAVRAS PODERÁ SER TRANSFERIDA PARA VARGINHA

Para o vereador Marcos Possato, a presença de técnicos do Ministério da Agricultura em Lavras tem contribuído para o desenvolvimento e a produção de diversas culturas, tanto na área rural do município, como em cidades vizinhas

Vários municípios em todo o Brasil podem perder suas Unidades Técnicas Regionais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (UTRAs), órgãos das Superintendências Federais de Agriculturas (SFAs) nos estados e que são vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os fechamentos estariam em análise pelo Ministério da Agricultura devido à diretriz do governo federal para o corte de gastos.

De acordo com os memorandos internos que tem circulado pelas UTRAs que podem ser fechadas, o motivo seria uma readequação da distribuição das unidades descentralizadas e da força de trabalho em função das demandas e capacidade de trabalho.

Além disso, as circulares destacam que os possíveis fechamentos se devem a regularização da frota de veículos, com o desfazimento de veículos inservíveis.

As superintendências federais têm jurisdição em cada estado da Federação e do Distrito Federal para a execução das atividades de defesa agropecuária e de apoio à produção e à comercialização agropecuária, à infraestrutura rural, bem como ao cooperativismo e ao associativismo rural.

O município de Lavras, no Sul de Minas, é um dos que pode perder o escritório do Ministério da Agricultura que, de acordo com estudos internos da instituição, pode ser transferido para a cidade de Varginha, distante 106 Km.

O vereador Marcos Possato (PTB) durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Lavras chamou atenção para o caso e prometeu mobilizar lideranças políticas da cidade e região no intuito de evitar o fechamento da UTRA.

A UTRA de Lavras fica localizada no campus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Em Minas Gerais, além de Lavras, Uberaba, no Triângulo Mineiro, também pode perder a unidade. O escritório local daquela cidade deverá ser transferido para Uberlândia.

“Tenho informações que para diminuir gastos o governo federal estuda fechar todas as unidades que não possuem prédio próprio, é o caso de Lavras. Entretanto, é necessário ouvir as lideranças políticas locais sobre os prejuízos que isso poderá causar. Acredito que com tantas pessoas que precisam deste serviço nós consigamos reunir o máximo de força e evitar que Lavras seja prejudicada", adverte o vereador lavrense Marcos Possato.

De acordo com o Regimento Interno das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em seu artigo de número 8, define que as UTRAs são instaladas por ato do ministro da Agricultura e atuam como unidade administrativa técnico-operacional nos municípios da jurisdição que lhes seja definida.

Para a instalação destas unidades são observados pré-requisitos como a identificação de demandas setoriais e disponibilidade de no mínimo, 2 fiscais federais agropecuários e demais servidores públicos ou terceiros advindos de parcerias formalizadas.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que informou que a demanda deveria ser encaminhada a Superintendência Federal de Agricultura de Minas, com sede em Belo Horizonte. A SFA do Estado não comentou o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...