Pular para o conteúdo principal

UNIDADE DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA EM LAVRAS PODERÁ SER TRANSFERIDA PARA VARGINHA

Para o vereador Marcos Possato, a presença de técnicos do Ministério da Agricultura em Lavras tem contribuído para o desenvolvimento e a produção de diversas culturas, tanto na área rural do município, como em cidades vizinhas

Vários municípios em todo o Brasil podem perder suas Unidades Técnicas Regionais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (UTRAs), órgãos das Superintendências Federais de Agriculturas (SFAs) nos estados e que são vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os fechamentos estariam em análise pelo Ministério da Agricultura devido à diretriz do governo federal para o corte de gastos.

De acordo com os memorandos internos que tem circulado pelas UTRAs que podem ser fechadas, o motivo seria uma readequação da distribuição das unidades descentralizadas e da força de trabalho em função das demandas e capacidade de trabalho.

Além disso, as circulares destacam que os possíveis fechamentos se devem a regularização da frota de veículos, com o desfazimento de veículos inservíveis.

As superintendências federais têm jurisdição em cada estado da Federação e do Distrito Federal para a execução das atividades de defesa agropecuária e de apoio à produção e à comercialização agropecuária, à infraestrutura rural, bem como ao cooperativismo e ao associativismo rural.

O município de Lavras, no Sul de Minas, é um dos que pode perder o escritório do Ministério da Agricultura que, de acordo com estudos internos da instituição, pode ser transferido para a cidade de Varginha, distante 106 Km.

O vereador Marcos Possato (PTB) durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Lavras chamou atenção para o caso e prometeu mobilizar lideranças políticas da cidade e região no intuito de evitar o fechamento da UTRA.

A UTRA de Lavras fica localizada no campus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Em Minas Gerais, além de Lavras, Uberaba, no Triângulo Mineiro, também pode perder a unidade. O escritório local daquela cidade deverá ser transferido para Uberlândia.

“Tenho informações que para diminuir gastos o governo federal estuda fechar todas as unidades que não possuem prédio próprio, é o caso de Lavras. Entretanto, é necessário ouvir as lideranças políticas locais sobre os prejuízos que isso poderá causar. Acredito que com tantas pessoas que precisam deste serviço nós consigamos reunir o máximo de força e evitar que Lavras seja prejudicada", adverte o vereador lavrense Marcos Possato.

De acordo com o Regimento Interno das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em seu artigo de número 8, define que as UTRAs são instaladas por ato do ministro da Agricultura e atuam como unidade administrativa técnico-operacional nos municípios da jurisdição que lhes seja definida.

Para a instalação destas unidades são observados pré-requisitos como a identificação de demandas setoriais e disponibilidade de no mínimo, 2 fiscais federais agropecuários e demais servidores públicos ou terceiros advindos de parcerias formalizadas.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que informou que a demanda deveria ser encaminhada a Superintendência Federal de Agricultura de Minas, com sede em Belo Horizonte. A SFA do Estado não comentou o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...