Pular para o conteúdo principal

PROJETO REGULAMENTA FOOD TRUCKS EM JF


Um novo comércio alimentício tem se expandido e chega a Juiz de Fora. Trata-se do food trucks, um veículo ou unidade móvel que transporta e vende comida, geralmente fabricada pelo próprio comerciante. Atento ao fenômeno, o vereador Zé Márcio (PV) apresentou projeto de lei que regulamenta a atividade, considerada positiva para o município. 

O serviço atende ao público que não pode perder tempo e, segundo o Sebrae, já emprega 2% da população, no país indicativo de estímulo à economia local. 

A receptividade leva o vereador a propor a regulamentação da modalidade e acionar o poder público para que promova a fiscalização de forma a garantir segurança e procedência dos produtos.

O projeto de lei aborda o assunto de forma ampla em 35 artigos. A exploração do food truck dependerá de alvará de localização e funcionamento quando em espaço privado, e de autorização de uso, quando em área pública. 

O alvará será expedido mediante constituição de empresa no município. O valor anual pela ocupação da área será definido pelo Executivo.

O uso de ponto em praças, parques, museus, entre outros locais de grande movimento, dependerá de liberação da Prefeitura. O proprietário do veículo deve divulgar a localização para facilitar a fiscalização.

Sempre atento a questões envolvendo o meio ambiente, Zé Márcio exige dos veículos um depósito para captação de resíduos líquidos para descarte de forma adequada e deixa claro que a rede pluvial não pode ser utilizada. 

A colocação de mesas e cadeiras nas proximidades está proibida, assim como a utilização de garrafas e copos de vidro e a comercialização de alimentos industrializados.

O bem estar dos juiz-foranos é preservado conforme normas do projeto. Em áreas 100% residenciais, as atividades devem ser encerradas às 22 horas. Será respeitada a distância mínima de faixas de pedestres, pontos de táxi, de ônibus, hidrantes, válvulas de incêndio, tampas de bueiro, esquinas e cruzamentos. 

É exigido o distanciamento de 20 metros de escolas, rodoviárias, aeroportos, estádios de futebol e ginásios esportivos. O funcionamento em feiras públicas e em frente a hospitais é vedado.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...