Pular para o conteúdo principal

EX-SENADOR PEDRO SIMON ENALTECE ITAMAR FRANCO COMO MODELO DE CONDUTA POLÍTICA


Líder do Governo Itamar Franco, ex-senador Pedro Simon se emocionou ao visitar memorial dedicado ao presidente 


“Seria muito importante mostrar aos que estão em Brasília tudo o que há nesse Memorial, para que eles conheçam o que foi o Governo Itamar e possam exercer seu papel com dignidade.” 

A frase é do ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS), em visita ao Memorial da República Presidente Itamar Franco, na noite da última sexta-feira, 29.

A oportunidade para conhecer o espaço cultural da UFJF surgiu por ocasião da palestra “A ética na política e o momento político”, proferida logo após a visita, nas dependências do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). 

O evento foi uma iniciativa do Instituto Itamar Franco em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora.

Eleições
O ex-senador comentou a atual situação do país como um momento no qual “todos precisam chegar a um grande entendimento, para que um grande rancor não surja”. 

Nesse sentido, Simon elogiou as ações da Operação Lava-jato e afirmou que, em caso de impeachment da presidente Dilma Rousseff, sonhava com uma atitude de grandeza do vice-presidente Michel Temer, que conduzisse novas eleições presidenciais.

Ao afirmar esse posicionamento, Pedro Simon citou mais uma vez o paradigma Itamar Franco. De acordo com o ex-senador, um dos motivos do sucesso e eficiência de Itamar na presidência foi sua independência em relação aos diferentes grupos políticos. 

“Itamar fez o que fez porque não tinha compromissos com ninguém e com nenhum partido”, afirmou. Ainda nessa toada, sobre as manifestações populares, Pedro Simon ratificou uma frase sua já conhecida: “Não esperam nada do Congresso, do Executivo ou do STF [Supremo Tribunal Federal]. As iniciativas devem partir do povo. Apenas com pressão popular algo mudará”.

Memórias
Líder do Governo Itamar (1992-1994) e um dos responsáveis pela aprovação do Plano Real, o gaúcho Pedro Simon, 86, apresentou-se notoriamente emocionado ao relembrar o juiz-forano que foi seu amigo e presidente do Brasil. 

Logo no início de sua fala, em meio a público heterogêneo, composto por pessoas da comunidade e autoridades, como o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB), o ex-ministro Djalma Bastos de Morais e o ex-prefeito de Juiz de Fora e ex-deputado federal pelo PMDB Tarcísio Delgado (PSB), Pedro Simon expressou com veemência aquilo que a plateia já houvera percebido com os sentidos. 

Admitindo a quem falaria a partir daquele instante, o ex-senador declarou: 

“Fiquei agradavelmente surpreendido. Vou dizer para vocês com toda sinceridade: eu nunca imaginei que o Itamar teria um instituto e que encontraria o que encontrei aqui. Desde as fotografias e notas do primário, toda a sua vida anotada. Instante por instante, momento por momento. Pois eu digo aos senhores que eu, na emoção que sinto, falaria menos aos senhores e mais ao próprio Itamar Franco. Diria para ele, olhando o Memorial, olhando sua frase – “Ninguém nivelará as montanhas de Minas”, apresentada em metal na obra de Ricardo Cristofaro, no saguão do espaço -, eu diria: Meu amigo Itamar, você hoje está fazendo uma grande falta.”

Depois da declaração emocionada, o político começou a relembrar alguns momentos marcantes da história do país e as circunstâncias sociais que as cercavam. 

Sempre fazendo um paralelo com a figura do ex-presidente juiz-forano, lembrou do suicídio de Getúlio Vargas em meio a um impasse causado pela pressão do adversário político Carlos Lacerda. 

Lembrou da situação de João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros, e a tomada do poder pelos militares. Recordou ainda a luta pelas “Diretas Já” e o início do governo Collor.

Palestras
A palestra realizada no Mamm faz parte de um ciclo de conferências realizadas por Pedro Simon desde o fim de seu último mandato na câmara alta do Congresso brasileiro, em 31 de janeiro de 2015. 

Até então, Simon vinha de quatro mandatos consecutivos pelo Senado e antes já havia ocupado os cargos de ministro da Agricultura, governador do Rio Grande do Sul (1986-1990), além de ouros quatro mandatos como deputado estadual.
da assessoria - UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...