Pular para o conteúdo principal

EX-SENADOR PEDRO SIMON ENALTECE ITAMAR FRANCO COMO MODELO DE CONDUTA POLÍTICA


Líder do Governo Itamar Franco, ex-senador Pedro Simon se emocionou ao visitar memorial dedicado ao presidente 


“Seria muito importante mostrar aos que estão em Brasília tudo o que há nesse Memorial, para que eles conheçam o que foi o Governo Itamar e possam exercer seu papel com dignidade.” 

A frase é do ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS), em visita ao Memorial da República Presidente Itamar Franco, na noite da última sexta-feira, 29.

A oportunidade para conhecer o espaço cultural da UFJF surgiu por ocasião da palestra “A ética na política e o momento político”, proferida logo após a visita, nas dependências do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). 

O evento foi uma iniciativa do Instituto Itamar Franco em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora.

Eleições
O ex-senador comentou a atual situação do país como um momento no qual “todos precisam chegar a um grande entendimento, para que um grande rancor não surja”. 

Nesse sentido, Simon elogiou as ações da Operação Lava-jato e afirmou que, em caso de impeachment da presidente Dilma Rousseff, sonhava com uma atitude de grandeza do vice-presidente Michel Temer, que conduzisse novas eleições presidenciais.

Ao afirmar esse posicionamento, Pedro Simon citou mais uma vez o paradigma Itamar Franco. De acordo com o ex-senador, um dos motivos do sucesso e eficiência de Itamar na presidência foi sua independência em relação aos diferentes grupos políticos. 

“Itamar fez o que fez porque não tinha compromissos com ninguém e com nenhum partido”, afirmou. Ainda nessa toada, sobre as manifestações populares, Pedro Simon ratificou uma frase sua já conhecida: “Não esperam nada do Congresso, do Executivo ou do STF [Supremo Tribunal Federal]. As iniciativas devem partir do povo. Apenas com pressão popular algo mudará”.

Memórias
Líder do Governo Itamar (1992-1994) e um dos responsáveis pela aprovação do Plano Real, o gaúcho Pedro Simon, 86, apresentou-se notoriamente emocionado ao relembrar o juiz-forano que foi seu amigo e presidente do Brasil. 

Logo no início de sua fala, em meio a público heterogêneo, composto por pessoas da comunidade e autoridades, como o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB), o ex-ministro Djalma Bastos de Morais e o ex-prefeito de Juiz de Fora e ex-deputado federal pelo PMDB Tarcísio Delgado (PSB), Pedro Simon expressou com veemência aquilo que a plateia já houvera percebido com os sentidos. 

Admitindo a quem falaria a partir daquele instante, o ex-senador declarou: 

“Fiquei agradavelmente surpreendido. Vou dizer para vocês com toda sinceridade: eu nunca imaginei que o Itamar teria um instituto e que encontraria o que encontrei aqui. Desde as fotografias e notas do primário, toda a sua vida anotada. Instante por instante, momento por momento. Pois eu digo aos senhores que eu, na emoção que sinto, falaria menos aos senhores e mais ao próprio Itamar Franco. Diria para ele, olhando o Memorial, olhando sua frase – “Ninguém nivelará as montanhas de Minas”, apresentada em metal na obra de Ricardo Cristofaro, no saguão do espaço -, eu diria: Meu amigo Itamar, você hoje está fazendo uma grande falta.”

Depois da declaração emocionada, o político começou a relembrar alguns momentos marcantes da história do país e as circunstâncias sociais que as cercavam. 

Sempre fazendo um paralelo com a figura do ex-presidente juiz-forano, lembrou do suicídio de Getúlio Vargas em meio a um impasse causado pela pressão do adversário político Carlos Lacerda. 

Lembrou da situação de João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros, e a tomada do poder pelos militares. Recordou ainda a luta pelas “Diretas Já” e o início do governo Collor.

Palestras
A palestra realizada no Mamm faz parte de um ciclo de conferências realizadas por Pedro Simon desde o fim de seu último mandato na câmara alta do Congresso brasileiro, em 31 de janeiro de 2015. 

Até então, Simon vinha de quatro mandatos consecutivos pelo Senado e antes já havia ocupado os cargos de ministro da Agricultura, governador do Rio Grande do Sul (1986-1990), além de ouros quatro mandatos como deputado estadual.
da assessoria - UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...