Pular para o conteúdo principal

ARQUIVO DOCUMENTAL DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI PRESERVA ACERVO DO SÉCULO XVIII


Com livros do início do século XVIII e fotografias que perpetuam gerações, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar abriga a segunda parte do Arquivo Diocesano. 

Localizado na Rua Getúlio Vargas, centro de São João del-Rei, nas Vertentes, o local preserva a história religiosa da região e conta com documentos de cidades como Tiradentes e Prados.



A construção do arquivo foi de iniciativa do monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, que há alguns anos (por volta de 1980) reuniu em um espaço da casa paroquial para acumular um material que vinha se perdendo com o tempo. 

Dentre eles, o livro que contém o assento de nascimento da Nhá Chica, beata nascida na região de São João Del-Rei. 

“É uma fonte riquíssima de informações para história de Minas e do Brasil, além de contribuir de forma decisiva para as pesquisas de genealogia”, explica o Diretor Técnico do Arquivo, Giovanni Alves de Paula.

O espaço é dividido em estantes. Uma, abriga livros sacramentais (batismo, crisma, processos matrimoniais, casamento e óbito). 

Outra, a documentação das irmandades (livros de entrada de irmãos, atas, eleições, deliberações de mesa, receita e despesas, inventários e estatutos). 

Periódicos antigos como “O Pilar” e fotografias de família compõe o restante do acervo, que é utilizado por muitos como material de pesquisa. 

“São solicitadas muitas certidões dos livros de batismo, casamento e óbito para compor trabalhos sobre genealogia e também para se conseguir dupla cidadania”, conta Giovanni.

Além do arquivo paroquial, São João del-Rei abriga outros locais com acervos semelhantes, como o da Cúria Diocesana (documentos diversos da Diocese) e nas Igrejas históricas da cidade como Rosário, Carmo e São Francisco. 

“De forma geral, todos são importantes, mas acredito que os das Irmandades são os de grande relevância, afinal, contam a história da fé do povo desta terra, seu legado, sua vivência religiosa e toda sua tradição de fé”, destaca o profissional, que cuida de cada detalhe no Arquivo.

O arquivo é aberto a visitações nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h00 às 10h30min. Podendo ser agendado outros dias em caso de impossibilidade nos dias de funcionamento. Informações pelo (32) 3371-7005.
por Lucas Silveira - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...