Pular para o conteúdo principal

ARQUIVO DOCUMENTAL DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI PRESERVA ACERVO DO SÉCULO XVIII


Com livros do início do século XVIII e fotografias que perpetuam gerações, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar abriga a segunda parte do Arquivo Diocesano. 

Localizado na Rua Getúlio Vargas, centro de São João del-Rei, nas Vertentes, o local preserva a história religiosa da região e conta com documentos de cidades como Tiradentes e Prados.



A construção do arquivo foi de iniciativa do monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, que há alguns anos (por volta de 1980) reuniu em um espaço da casa paroquial para acumular um material que vinha se perdendo com o tempo. 

Dentre eles, o livro que contém o assento de nascimento da Nhá Chica, beata nascida na região de São João Del-Rei. 

“É uma fonte riquíssima de informações para história de Minas e do Brasil, além de contribuir de forma decisiva para as pesquisas de genealogia”, explica o Diretor Técnico do Arquivo, Giovanni Alves de Paula.

O espaço é dividido em estantes. Uma, abriga livros sacramentais (batismo, crisma, processos matrimoniais, casamento e óbito). 

Outra, a documentação das irmandades (livros de entrada de irmãos, atas, eleições, deliberações de mesa, receita e despesas, inventários e estatutos). 

Periódicos antigos como “O Pilar” e fotografias de família compõe o restante do acervo, que é utilizado por muitos como material de pesquisa. 

“São solicitadas muitas certidões dos livros de batismo, casamento e óbito para compor trabalhos sobre genealogia e também para se conseguir dupla cidadania”, conta Giovanni.

Além do arquivo paroquial, São João del-Rei abriga outros locais com acervos semelhantes, como o da Cúria Diocesana (documentos diversos da Diocese) e nas Igrejas históricas da cidade como Rosário, Carmo e São Francisco. 

“De forma geral, todos são importantes, mas acredito que os das Irmandades são os de grande relevância, afinal, contam a história da fé do povo desta terra, seu legado, sua vivência religiosa e toda sua tradição de fé”, destaca o profissional, que cuida de cada detalhe no Arquivo.

O arquivo é aberto a visitações nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h00 às 10h30min. Podendo ser agendado outros dias em caso de impossibilidade nos dias de funcionamento. Informações pelo (32) 3371-7005.
por Lucas Silveira - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...