Pular para o conteúdo principal

ARQUIVO DOCUMENTAL DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI PRESERVA ACERVO DO SÉCULO XVIII


Com livros do início do século XVIII e fotografias que perpetuam gerações, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar abriga a segunda parte do Arquivo Diocesano. 

Localizado na Rua Getúlio Vargas, centro de São João del-Rei, nas Vertentes, o local preserva a história religiosa da região e conta com documentos de cidades como Tiradentes e Prados.



A construção do arquivo foi de iniciativa do monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, que há alguns anos (por volta de 1980) reuniu em um espaço da casa paroquial para acumular um material que vinha se perdendo com o tempo. 

Dentre eles, o livro que contém o assento de nascimento da Nhá Chica, beata nascida na região de São João Del-Rei. 

“É uma fonte riquíssima de informações para história de Minas e do Brasil, além de contribuir de forma decisiva para as pesquisas de genealogia”, explica o Diretor Técnico do Arquivo, Giovanni Alves de Paula.

O espaço é dividido em estantes. Uma, abriga livros sacramentais (batismo, crisma, processos matrimoniais, casamento e óbito). 

Outra, a documentação das irmandades (livros de entrada de irmãos, atas, eleições, deliberações de mesa, receita e despesas, inventários e estatutos). 

Periódicos antigos como “O Pilar” e fotografias de família compõe o restante do acervo, que é utilizado por muitos como material de pesquisa. 

“São solicitadas muitas certidões dos livros de batismo, casamento e óbito para compor trabalhos sobre genealogia e também para se conseguir dupla cidadania”, conta Giovanni.

Além do arquivo paroquial, São João del-Rei abriga outros locais com acervos semelhantes, como o da Cúria Diocesana (documentos diversos da Diocese) e nas Igrejas históricas da cidade como Rosário, Carmo e São Francisco. 

“De forma geral, todos são importantes, mas acredito que os das Irmandades são os de grande relevância, afinal, contam a história da fé do povo desta terra, seu legado, sua vivência religiosa e toda sua tradição de fé”, destaca o profissional, que cuida de cada detalhe no Arquivo.

O arquivo é aberto a visitações nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h00 às 10h30min. Podendo ser agendado outros dias em caso de impossibilidade nos dias de funcionamento. Informações pelo (32) 3371-7005.
por Lucas Silveira - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...