Pular para o conteúdo principal

CÂMARA AFASTA RÊMOLO ALOÍSE DO CARGO

Sete vereadores votaram pelo afastamento, que deve durar 90 dias. Dois votaram contra e um se absteve


Na reunião ordinária do último dia 16, vereadores votaram o pedido de afastamento do prefeito de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, Rêmolo Aloíse (PSDB), feito pelo vereador José Luiz do Érika. 

O vereador alegou que a permanência do prefeito à frente do Executivo poderia dificultar o acesso a documentos e informações necessárias para o andamento da Comissão Parlamentar Processante (CPP), instaurada a fim de investigar a falta de repasses para a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

O pedido do vereador José Luiz do Érika, para afastamento do temporário do prefeito, foi votado nominalmente pelo plenário, obtendo sete votos favoráveis e três abstenções.

Diante da aprovação, o vereador José Luiz do Érika apresentou Projeto de Resolução que dispõe sobre afastamento provisório do prefeito municipal, que recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação, sendo aprovado em primeira e segunda votação, com dispensa de interstício (intervalo entre uma votação e outra), por sete votos favoráveis, dois votos contrários e uma abstenção. 

A substituição ficará a cargo do seu vice-prefeito, seu filho Daniel Mendonça.  Segundo a Secretario de Comunicação da prefeitura, o prefeito não irá se manifestar por enquanto e poderá recorrer à Justiça.

Comissão Parlamentar Processante
Com o objetivo de discutir e auxiliar na situação da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, a Câmara Municipal convocou uma reunião extraordinária no último dia 13. 

Diretoria da Santa Casa e funcionários marcaram presença, lotando a sede do Legislativo. Antes, no dia 10, a instituição comunicou a paralisação dos atendimentos via SUS, por falta de repasse dos pagamentos que a Prefeitura teria que fazer, no montante de R$ 2,8 milhões. Segundo informações, verbas federal, estadual e da Programação Compactuada e Integrada (PPI) já estão disponíveis, mas a Prefeitura não fez o repasse ao hospital, acarretando assim em atrasos nos pagamentos de médicos e fornecedores de materiais. 

Cirurgias eletivas e ambulatório também estão paralisados. Durante a sessão extraordinária, vereadores e funcionários decidiram ir até a Prefeitura, na tentativa de dialogar com o prefeito e pedir agilização do repasse. 

Sob a argumentação de que pessoas poderiam morrer na porta da Santa Casa à espera de atendimento, diretoria e vereadores tentaram conversar com o prefeito que, por sua vez, os recebeu de forma ríspida e notoriamente exaltado. 

Com declarações fortes e num tom de voz alterado, o prefeito Rêmolo Aloíse pediu que todos se retirassem do "seu" gabinete. Portanto, não houve conciliação e a situação do hospital seguiu tal qual anunciada na sexta-feira. 

De volta à sede do Legislativo, o corpo jurídico da Santa Casa protocolou uma denúncia junto à Câmara para abertura de Comissão Parlamentar Processante para apurar a falta de repasse. 

O presidente da Câmara, Jerônimo Aparecido da Silva (Jerominho) encerrou a reunião e convocou nova extraordinária para dali 20 minutos. 

Com o apoio de todos os vereadores presentes, teve início outra sessão, na qual foi lida o pedido para a abertura de CPP. 

Os vereadores por unanimidade votaram favoráveis e, em seguida, foi realizado sorteio dos membros da CPP, que assim ficou composta: José Luiz do Érika (presidente), Dilma Oliveira (relatora) e Marcos Vitorino (membro).

Nesta mesma tarde, a CPP já se reuniu com o consultor jurídico do Legislativo e iniciou os trabalhos expedindo ofício ao Executivo para notificação da denúncia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...