Pular para o conteúdo principal

CÂMARA AFASTA RÊMOLO ALOÍSE DO CARGO

Sete vereadores votaram pelo afastamento, que deve durar 90 dias. Dois votaram contra e um se absteve


Na reunião ordinária do último dia 16, vereadores votaram o pedido de afastamento do prefeito de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, Rêmolo Aloíse (PSDB), feito pelo vereador José Luiz do Érika. 

O vereador alegou que a permanência do prefeito à frente do Executivo poderia dificultar o acesso a documentos e informações necessárias para o andamento da Comissão Parlamentar Processante (CPP), instaurada a fim de investigar a falta de repasses para a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

O pedido do vereador José Luiz do Érika, para afastamento do temporário do prefeito, foi votado nominalmente pelo plenário, obtendo sete votos favoráveis e três abstenções.

Diante da aprovação, o vereador José Luiz do Érika apresentou Projeto de Resolução que dispõe sobre afastamento provisório do prefeito municipal, que recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação, sendo aprovado em primeira e segunda votação, com dispensa de interstício (intervalo entre uma votação e outra), por sete votos favoráveis, dois votos contrários e uma abstenção. 

A substituição ficará a cargo do seu vice-prefeito, seu filho Daniel Mendonça.  Segundo a Secretario de Comunicação da prefeitura, o prefeito não irá se manifestar por enquanto e poderá recorrer à Justiça.

Comissão Parlamentar Processante
Com o objetivo de discutir e auxiliar na situação da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, a Câmara Municipal convocou uma reunião extraordinária no último dia 13. 

Diretoria da Santa Casa e funcionários marcaram presença, lotando a sede do Legislativo. Antes, no dia 10, a instituição comunicou a paralisação dos atendimentos via SUS, por falta de repasse dos pagamentos que a Prefeitura teria que fazer, no montante de R$ 2,8 milhões. Segundo informações, verbas federal, estadual e da Programação Compactuada e Integrada (PPI) já estão disponíveis, mas a Prefeitura não fez o repasse ao hospital, acarretando assim em atrasos nos pagamentos de médicos e fornecedores de materiais. 

Cirurgias eletivas e ambulatório também estão paralisados. Durante a sessão extraordinária, vereadores e funcionários decidiram ir até a Prefeitura, na tentativa de dialogar com o prefeito e pedir agilização do repasse. 

Sob a argumentação de que pessoas poderiam morrer na porta da Santa Casa à espera de atendimento, diretoria e vereadores tentaram conversar com o prefeito que, por sua vez, os recebeu de forma ríspida e notoriamente exaltado. 

Com declarações fortes e num tom de voz alterado, o prefeito Rêmolo Aloíse pediu que todos se retirassem do "seu" gabinete. Portanto, não houve conciliação e a situação do hospital seguiu tal qual anunciada na sexta-feira. 

De volta à sede do Legislativo, o corpo jurídico da Santa Casa protocolou uma denúncia junto à Câmara para abertura de Comissão Parlamentar Processante para apurar a falta de repasse. 

O presidente da Câmara, Jerônimo Aparecido da Silva (Jerominho) encerrou a reunião e convocou nova extraordinária para dali 20 minutos. 

Com o apoio de todos os vereadores presentes, teve início outra sessão, na qual foi lida o pedido para a abertura de CPP. 

Os vereadores por unanimidade votaram favoráveis e, em seguida, foi realizado sorteio dos membros da CPP, que assim ficou composta: José Luiz do Érika (presidente), Dilma Oliveira (relatora) e Marcos Vitorino (membro).

Nesta mesma tarde, a CPP já se reuniu com o consultor jurídico do Legislativo e iniciou os trabalhos expedindo ofício ao Executivo para notificação da denúncia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...