Pular para o conteúdo principal

NOVO PRESIDENTE DO TRE ESPERA ELEIÇÕES TRANSPARENTES E SEM ABUSOS EM MINAS

O governador Fernando Pimentel e o vice-governador Antônio Andrade estiveram na posse de desembargadores do TRE

O novo presidente, desembargador Geraldo Domingos Coelho, e o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), desembargador Edgard Penna Amorim, tomaram posse na última sexta-feira, 24, durante sessão solene no auditório do Tribunal. 

O desembargador Domingos Coelho passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Paulo Cézar Dias. 

Durante a solenidade, o desembargador Gudesteu Biber Sampaio, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello, concedida anualmente pelo TRE.

Na coletiva concedida antes da cerimônia de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Domingos Coelho, falou sobre o trabalho que terá para conduzir as próximas eleições. 

“Vamos fiscalizar para termos uma eleição sem abusos e transparente”, disse. O magistrado avaliou que as mudanças na legislação eleitoral, especialmente no que se refere aos novos prazos do calendário eleitoral, serão um desafio para a justiça eleitoral.

Em seu discurso de posse (leia a íntegra), o novo presidente do TRE ressaltou o momento institucional difícil que o país vive. 

“Tais condições aumentam ainda mais a minha responsabilidade como gestor desta grande máquina de significativa representatividade democrática, responsabilidade pela qual responderei contando com o valoroso apoio de toda uma equipe de magistrados e servidores que tem nas palavras ‘competência’ e ‘compromisso’ a essência de seu trabalho na Justiça Eleitoral”, disse.

Discursos 
Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Patrick Salgado, manifestou o seu apoio aos desembargadores que assumem a Presidência e a Vice-presidência da Corte Eleitoral e falou sobre a missão do Ministério Público. 

“Temos a missão de representar a voz do eleitor na Justiça Eleitoral e enfrentaremos um desafio enorme este ano, com um processo eleitoral limitado no tempo e nos gastos”, avaliou.

Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas os integrantes e vários ex-presidentes da Corte; o governador do Estado, Fernando Pimentel (PT); o vice-governador, Antonio Andrade (PMDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes (PMDB). 

Também compareceram o terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Wander Marotta, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o prefeito da Capital, Márcio Lacerda; o presidente da Câmara Municipal de BH, Wellington Magalhães; o presidente do TRT 3ª Região, desembargador Júlio Bernardo do Carmo, e o procurador-geral de Justiça Adjunto Administrativo, Mauro Flávio Brandão, representando o procurador-geral de Justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...