Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR E ALUNOS DA UFOP LANÇAM VERSÃO BRASILEIRA DE APLICATIVO DE COMBATE AO CIGARRO


Nesta terça-feira, 31, no Dia Mundial sem Tabaco, foi lançada a versão brasileira do aplicativo Smokerface, que, a partir de uma foto, simula, em projeção 3D, a aceleração do processo de envelhecimento e os malefícios na aparência causados pelo cigarro. 

A Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi a primeira do idioma Português a traduzir e aderir ao aplicativo.

O aplicativo é voltado a jovens que iniciam o consumo de cigarro ainda na pré-adolescência e os que têm a intenção de consumir - ignorando as consequências causadas pelo fumo, como doenças cardíacas e pulmonares. 

Trata-se de mais que uma forma de fazer o adolescente parar de fumar, mas, principalmente, que o adolescente que ainda não é fumante se livre do interesse em fumar. Por isso, o apelo em focar este ponto sensível ao olhar dos adolescentes: a aparência.

Esse software foi criado na Alemanha, e sua tradução e adaptação para o perfil do jovem brasileiro se deram por meio do aluno Breno Bernandes que, em meio a mobilidade acadêmica, conheceu o projeto e o trouxe para a UFOP. 

O professor de medicina Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa e alguns alunos aderiram ao projeto e buscam aperfeiçoá-lo. 

Escolas
O app é o primeiro passo de um trabalho que terá continuidade posteriormente em escolas de Ouro Preto. A equipe da UFOP, por meio de um projeto de extensão, vai fazer um trabalho diretamente com os estudantes de escolas da cidade. 

“Faremos intervenções em jovens de 10 a 16 anos, durante o período de um ano e ver o resultado em comparação aos que não sofreram essa intervenção”, completa Bernandes. SEM TABACO - O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer, e o Centro Colaborador da OMS que controla o tabaco, são responsáveis pela divulgação e comemoração da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização.
por Danielle Campez - da assessoria
com edição de Chico Daher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...