Pular para o conteúdo principal

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: PIMENTEL ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES COM A SOUZA CRUZ


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fabio Cherem (PSD), assinaram na última sexta-feira, 22, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a Souza Cruz, indústria do ramo de cigarros que tem unidade instalada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. 

Pelo acordo de cooperação econômica, a companhia vai centralizar as operações dentro do Estado, o que possibilita o fortalecimento da economia local, além de gerar investimentos e empregos na região e aumentar a arrecadação de tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Para o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico Fábio Cherem, o acordo de cooperação ajudará a empresa no processo de consolidação das atividades e aumento da competitividade dentro do setor, fatores fundamentais no atual quadro econômico. 

Uma das alternativas para fortalecimento das empresas instaladas em Minas Gerais é a flexibilização tributária em zona de interferência com outros estados, medida que analisa e propõe condições favoráveis para atuação de grupos como a Souza Cruz. 

“O acordo ajudará na manutenção dos empregos e no fortalecimento e crescimento da empresa”, afirma. 

O secretário acredita ainda que a criação de um ambiente mais favorável às empresas mineiras dará condições para que em um futuro ciclo econômico as mesmas consigam se recuperar e prosperar de forma mais rápida.

No Protocolo de Intenções - assinado entre o governo do Estado e a Souza Cruz - um dos pontos é a flexibilização sem prejuízos para os impostos recolhidos pela empresa. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Cherem, a Souza Cruz precisa manter os 2 mil empregos em Minas, mas enfrenta a concorrência do contrabando que totaliza R$7 bilhões anuais em prejuízos para o Brasil.

Minas Gerais está atento e vai ampliar a fiscalização nos 88 acessos ao estado que faz divisa com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Dos 88 acessos diversos a Minas Gerais, em 60 deles haverá uma estrutura orçada em R$200 mil cada para facilitar a vigilância e coibir o contrabando de cigarros que chega a cerca de 50% de tudo o que é comercializado no país. 

Em contrapartida, a Souza Cruz vai investir na sua unidade em Uberlândia para transformá-la na maior e mais moderna fábrica da América Latina. 

ara Cherem, os investimentos se darão a partir da retomada do crescimento do país e é fundamental que a Souza Cruz possa inovar os seus processos.

A empresa
Líder no mercado brasileiro no segmento de tabacos, a Souza Cruz possui seis das dez marcas mais vendidas no país. 

A produção anual é de cerca de 90 bilhões de cigarros e o grupo emprega cerca de dois mil funcionários. 

Para atender à demanda da empresa, estão em operação 24 Centros de distribuição, próprios e terceirizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...