Pular para o conteúdo principal

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE OUVIDORES E OMBUDSMAN DA A BO


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) irá sediar, a partir do dia nove de agosto de 2016, o XIX Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman

O congresso, que será aberto oficialmente dia oito de agosto, no buffet Catharina, irá discutir a Ação dos ouvidores em defesa dos direitos. 

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) e o auditório Vivaldi Moreira do TCEMG será o palco das palestras técnicas da programação.

A abertura dos trabalhos técnicos será realizada, às 09h. O primeiro painel, A ação da ouvidoria no processo de integridades das instituições / Ações de compilance e o combate à corrupção será mediado pela procuradora de justiça, Ruth Lies Scholte Carvalho. 

Irão participar deste debate o ouvidor da Petrobrás, Mário Spinelli, e o vice-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Cláudio Terrão.

O conselheiro ouvidor do TCEMG, José Alves Viana, irá mediar o segundo painel de debates da manhã sobre as soluções alternativas de conflitos nas empresas e na administração pública. 

Participarão como debatedores o ouvidor do Banco Itaú Unibanco, Rogério Taltassori, e a coordenadora do Centro de Mediação da Prefeitura de São Paulo, Maria Lumena Sampaio.

Estão programadas para ocorrer na tarde do dia 09, quatro oficinas com os temas: Ouvidorias Gerais e Públicas; Ouvidoria de concessionárias de serviços regulados; Ouvidorias Judiciais de empresas privadas e organizacionais.

No dia 10 agosto, o primeiro painel de debates, mediado pelo professor Gustavo Nassif irá discutir o custo do mau atendimento para as empresas e governos. 

O secretário nacional de defesa do consumidor, Armando Rovai, e o advogado consumerista e conselheiro da ABO, Fábio Soares, irão discutir o tema. 

No segundo painel do dia, o ouvidor da Prefeitura do Município de Belo Horizonte, Saulo Amaral, conduzirá o debate sobre o consumidor/usuário e o processo de governança das instituições. 

O ouvidor do Sebrae, Cláudio Puglisi, e o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira, irão debater o tema.

No dia 10 agosto, a primeira mesa de debates, mediada pelo diretor de Cursos e Eventos da ABO-MG, Márcio José Scarpone Pinto, irá discutir o “custo do mau atendimento para as empresas e governos”. 

O secretário nacional de defesa do consumidor, Armando Rovai, e o advogado consumerista e conselheiro da ABO, Fábio Soares, irão discutir o tema. 

Na segunda mesa do dia, ouvidor da Prefeitura de Belo Horizonte, Saulo Amaral, conduzirá o debate sobre “o consumidor/usuário e o processo de governança das instituições”. 

O ouvidor do Sebare, Cláudio Puglisi, e o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira irão debater o tema.

com Thiago Rios Gomes - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...