Pular para o conteúdo principal

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE OUVIDORES E OMBUDSMAN DA A BO


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) irá sediar, a partir do dia nove de agosto de 2016, o XIX Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman

O congresso, que será aberto oficialmente dia oito de agosto, no buffet Catharina, irá discutir a Ação dos ouvidores em defesa dos direitos. 

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) e o auditório Vivaldi Moreira do TCEMG será o palco das palestras técnicas da programação.

A abertura dos trabalhos técnicos será realizada, às 09h. O primeiro painel, A ação da ouvidoria no processo de integridades das instituições / Ações de compilance e o combate à corrupção será mediado pela procuradora de justiça, Ruth Lies Scholte Carvalho. 

Irão participar deste debate o ouvidor da Petrobrás, Mário Spinelli, e o vice-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Cláudio Terrão.

O conselheiro ouvidor do TCEMG, José Alves Viana, irá mediar o segundo painel de debates da manhã sobre as soluções alternativas de conflitos nas empresas e na administração pública. 

Participarão como debatedores o ouvidor do Banco Itaú Unibanco, Rogério Taltassori, e a coordenadora do Centro de Mediação da Prefeitura de São Paulo, Maria Lumena Sampaio.

Estão programadas para ocorrer na tarde do dia 09, quatro oficinas com os temas: Ouvidorias Gerais e Públicas; Ouvidoria de concessionárias de serviços regulados; Ouvidorias Judiciais de empresas privadas e organizacionais.

No dia 10 agosto, o primeiro painel de debates, mediado pelo professor Gustavo Nassif irá discutir o custo do mau atendimento para as empresas e governos. 

O secretário nacional de defesa do consumidor, Armando Rovai, e o advogado consumerista e conselheiro da ABO, Fábio Soares, irão discutir o tema. 

No segundo painel do dia, o ouvidor da Prefeitura do Município de Belo Horizonte, Saulo Amaral, conduzirá o debate sobre o consumidor/usuário e o processo de governança das instituições. 

O ouvidor do Sebrae, Cláudio Puglisi, e o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira, irão debater o tema.

No dia 10 agosto, a primeira mesa de debates, mediada pelo diretor de Cursos e Eventos da ABO-MG, Márcio José Scarpone Pinto, irá discutir o “custo do mau atendimento para as empresas e governos”. 

O secretário nacional de defesa do consumidor, Armando Rovai, e o advogado consumerista e conselheiro da ABO, Fábio Soares, irão discutir o tema. 

Na segunda mesa do dia, ouvidor da Prefeitura de Belo Horizonte, Saulo Amaral, conduzirá o debate sobre “o consumidor/usuário e o processo de governança das instituições”. 

O ouvidor do Sebare, Cláudio Puglisi, e o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira irão debater o tema.

com Thiago Rios Gomes - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...