Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS MARCA PRESENÇA EM NOVO RANKING DE STARTUPS DO BRASIL

Cerca de 10% das startups mais atraentes do país são mineiras


Lançado em maio, o ranking nacional 100 open startups elencou onze empresas de Minas Gerais entre as cem melhores avaliadas do Brasil. 

Ao todo, 1,5 mil startups brasileiras foram analisadas, levando em conta a participação em uma das 20 áreas de atuação do ranking, como cidades inovadoras, educação do futuro, fármacos, cosméticos, entre outras.  

O movimento 100 Open Startups conecta propostas de startups com a estratégia de inovação das grandes empresas em busca de soluções e oportunidades para os desafios da sociedade e do mercado. 

O movimento é conduzido por empreendedores, empresas e investidores e visa identificar as 100 startups mais atraentes do país que farão parte do principal evento corporativo de inovação aberta do país, a Open Innovation Week. 

Atualmente, Minas Gerais está presente no levantamento com 9 startups de Belo Horizonte, uma de Janaúba e uma de Lavras, no sul do estado. As empresas mineiras presentes no ranking definitivo são: 

Leva Eu 
Fundada em 2014, é a 19ª do levantamento. É uma plataforma de gestão de demanda de viagens que otimiza a infraestrutura de transportes. É da cidade de Lavras, no Sul do estado. 

PickMeApp 
Lançada em 2015, a startup está em 22º lugar. Oferece soluções de carona gratuita e transporte para eventos. 

Solides 
Fundada antes de 2011, a Solides é uma das empresas mais veteranas do levantamento. Oferece tecnologias para mapeamento do comportamento humano e está no 23º lugar geral. 

Sun Block 
Em 25º lugar, sediada em Janaúba, a Sun Block é um wearable que confecciona sensores vestíveis para monitorar a exposição excessiva de crianças ao sol. 

LogPyx 
Em 33º lugar no levantamento, a LogPyx otimiza fluxos logísticos internos com uma plataforma de Internet das Coisas (IoT). A empresa foi fundada em 2014 e já foi lançada no mercado. Atualmente, a startup participa do Seed, o programa de aceleração do estado.  

POP Recarga 
A 35ª colocada no ranking é uma moeda eletrônica para pagamentos em dinheiro na internet, que está em funcionamento desde 2013, e está testando pilotos para lançar o produto ao mercado. 

NetBEE 
43ª colocada, a NetBEE ganhou recentemente prêmios internacionais com um dispositivo inovador para rastrear carros roubados. 

TI.Mob 
É um sistema inteligente para gestão de estacionamentos públicos e aparece em 56º lugar na lista do movimento. Fundada em 2013, já está operando no mercado. 

Bluelux 
60ª colocada, conecta o smartphone a todo o sistema de iluminação de uma casa. 

CellSEQ 
A 66ª da lista oferta metodologias alternativas e inovadoras que resultam em informações mais completas e assertivas. O objetivo é gerar valor na cadeia produtiva de pequenas e grandes indústrias. Já foi acelerada pelo Seed. 

Construct APP 
Está em 70º lugar. É um aplicativo de gestão de obras que conecta o trabalho de campo ao escritório da empresa. 

Ecossistema de Minas Gerais 
Minas vem se tornando um estado propício para o surgimento e crescimento de startups e empresas de base tecnológica pois oferece um forte ecossistema para o empreendedor. 

O ambiente mineiro conta com regiões que são polos de TI, universidades que promovem boa formação e investimento em pesquisa e desenvolvimento, espaços de coworking e de troca de experiências e conhecimento entre os atores do mercado, que criam uma cultura de empreendedorismo e inovação no estado. 

O ecossistema de Minas Gerais prospera, pois conta com uma forte associação entre empresas, universidades e órgãos de governo. 

Hoje, Minas é o segundo estado em número de startups do Brasil, com mais de 400; abriga o San Pedro Valley, polo de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país; além de clusters como Santa Rita do Sapucaí, Viçosa e o parque tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). 

Também conta com mais de 15 incubadoras distribuídas pelas cidades mineiras e é o segundo maior estado em número de empresas de TI e biotecnologia do Brasil.  

O estado ainda pretende desenvolver mais seu ecossistema, se tornando polo de tecnologia e inovação da América Latina.

Competição em 2016 
O novo ciclo de startups de 2016 do movimento 100 open startups está recebendo inscrições até 15 de agosto por meio do site da organização


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...