Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS MARCA PRESENÇA EM NOVO RANKING DE STARTUPS DO BRASIL

Cerca de 10% das startups mais atraentes do país são mineiras


Lançado em maio, o ranking nacional 100 open startups elencou onze empresas de Minas Gerais entre as cem melhores avaliadas do Brasil. 

Ao todo, 1,5 mil startups brasileiras foram analisadas, levando em conta a participação em uma das 20 áreas de atuação do ranking, como cidades inovadoras, educação do futuro, fármacos, cosméticos, entre outras.  

O movimento 100 Open Startups conecta propostas de startups com a estratégia de inovação das grandes empresas em busca de soluções e oportunidades para os desafios da sociedade e do mercado. 

O movimento é conduzido por empreendedores, empresas e investidores e visa identificar as 100 startups mais atraentes do país que farão parte do principal evento corporativo de inovação aberta do país, a Open Innovation Week. 

Atualmente, Minas Gerais está presente no levantamento com 9 startups de Belo Horizonte, uma de Janaúba e uma de Lavras, no sul do estado. As empresas mineiras presentes no ranking definitivo são: 

Leva Eu 
Fundada em 2014, é a 19ª do levantamento. É uma plataforma de gestão de demanda de viagens que otimiza a infraestrutura de transportes. É da cidade de Lavras, no Sul do estado. 

PickMeApp 
Lançada em 2015, a startup está em 22º lugar. Oferece soluções de carona gratuita e transporte para eventos. 

Solides 
Fundada antes de 2011, a Solides é uma das empresas mais veteranas do levantamento. Oferece tecnologias para mapeamento do comportamento humano e está no 23º lugar geral. 

Sun Block 
Em 25º lugar, sediada em Janaúba, a Sun Block é um wearable que confecciona sensores vestíveis para monitorar a exposição excessiva de crianças ao sol. 

LogPyx 
Em 33º lugar no levantamento, a LogPyx otimiza fluxos logísticos internos com uma plataforma de Internet das Coisas (IoT). A empresa foi fundada em 2014 e já foi lançada no mercado. Atualmente, a startup participa do Seed, o programa de aceleração do estado.  

POP Recarga 
A 35ª colocada no ranking é uma moeda eletrônica para pagamentos em dinheiro na internet, que está em funcionamento desde 2013, e está testando pilotos para lançar o produto ao mercado. 

NetBEE 
43ª colocada, a NetBEE ganhou recentemente prêmios internacionais com um dispositivo inovador para rastrear carros roubados. 

TI.Mob 
É um sistema inteligente para gestão de estacionamentos públicos e aparece em 56º lugar na lista do movimento. Fundada em 2013, já está operando no mercado. 

Bluelux 
60ª colocada, conecta o smartphone a todo o sistema de iluminação de uma casa. 

CellSEQ 
A 66ª da lista oferta metodologias alternativas e inovadoras que resultam em informações mais completas e assertivas. O objetivo é gerar valor na cadeia produtiva de pequenas e grandes indústrias. Já foi acelerada pelo Seed. 

Construct APP 
Está em 70º lugar. É um aplicativo de gestão de obras que conecta o trabalho de campo ao escritório da empresa. 

Ecossistema de Minas Gerais 
Minas vem se tornando um estado propício para o surgimento e crescimento de startups e empresas de base tecnológica pois oferece um forte ecossistema para o empreendedor. 

O ambiente mineiro conta com regiões que são polos de TI, universidades que promovem boa formação e investimento em pesquisa e desenvolvimento, espaços de coworking e de troca de experiências e conhecimento entre os atores do mercado, que criam uma cultura de empreendedorismo e inovação no estado. 

O ecossistema de Minas Gerais prospera, pois conta com uma forte associação entre empresas, universidades e órgãos de governo. 

Hoje, Minas é o segundo estado em número de startups do Brasil, com mais de 400; abriga o San Pedro Valley, polo de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país; além de clusters como Santa Rita do Sapucaí, Viçosa e o parque tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). 

Também conta com mais de 15 incubadoras distribuídas pelas cidades mineiras e é o segundo maior estado em número de empresas de TI e biotecnologia do Brasil.  

O estado ainda pretende desenvolver mais seu ecossistema, se tornando polo de tecnologia e inovação da América Latina.

Competição em 2016 
O novo ciclo de startups de 2016 do movimento 100 open startups está recebendo inscrições até 15 de agosto por meio do site da organização


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...