Pular para o conteúdo principal

PARATLETAS MINEIROS SÃO CONVOCADOS PARA OS JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016

Além deles, nove profissionais integram as comissões técnicas das seleções brasileiras na competição


O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou no último dia 19, os nomes dos 278 atletas classificados para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. É a maior delegação que já representou o país em uma Paralimpíada. Dos convocados, 16 atletas são mineiros.

O maior número de representantes de Minas Gerais nos Jogos Rio 2016 está no atletismo, com a três vezes medalhista olímpica Terezinha Guilhermina, que nasceu em Betim, com Izabela Silva Campos, da Associação dos Amigos do Instituto São Rafael, de Belo Horizonte, José Humberto Rodrigues, Poliana Fátima Sousa de Jesus e Raissa Rocha Machado, da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu).

Também integram a equipe brasileira de atletismo Mauro Evaristo de Sousa, da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), e Rodrigo Parreira da Silva, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU). 

Além deles, Cássio Henrique Damião, de Belo Horizonte, e Higor Fiorine, de Uberaba, serão técnicos do Brasil na competição.

Na bocha, o medalhista de ouro no Parapan de Toronto 2015, José Carlos das Chagas de Oliveira, da Adefu, está na lista de convocados. 

Com ele, representam Minas Gerais os técnicos Glênio Fernandes Leite, de Uberlândia, e Janaína Pessato Jerônimo, além do auxiliar técnico Nivaldo Batista Vital, ambos de Uberaba.

No judô, Deanne Silva de Almeida – beneficiária do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) –, integra a seleção brasileira da modalidade no Rio de Janeiro.

Na natação, três representantes do Brasil são mineiros: os atletas Ruan Felipe Lima de Souza (Praia Clube) e Ruiter Antônio Gonçalves Silva (CDDU), e o técnico Alexandre Silva Vieira, todos de Uberlândia.

O Minas Quad Rugby, de Belo Horizonte, campeão brasileiro de rúgbi em cadeira de roda, terá dois dos seus integrantes na Paralimpíada: o atleta Davi Rodrigues Coimbra de Abreu e o técnico Rafael Botelho Gouveia.

No tênis em cadeira de rodas, os atletas Daniel Alves Rodrigues e Rafael Medeiros Gomes, ambos do Butija Tennis de Belo Horizonte, integram a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos, bem como o técnico Léo Butija. De Uberlândia, o técnico Raphael Oliveira de Moraes também foi convocado.

Completam a lista de mineiros classificados para os Jogos Paralímpicos os atletas de vela adaptada Antônio Marcos do Carmo, de Belo Horizonte, e José Maria Gonçalves de Abreu, de Contagem, além do técnico de tiro com arco, André Xavier Mineiro Álvares, também da capital.

Em busca do top 5
Pela primeira vez na história, o Brasil terá representantes em todas as 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos. 

Ao todo, serão 181 homens e 97 mulheres com a tarefa de atingir a meta de ficar entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas. 

O objetivo foi estabelecido após a sétima posição nos Jogos de Londres 2012 (21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze – 43 no total).

Recorde de mineiros nas Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos nem começaram e Minas Gerais já bateu um recorde. Um total de 31 atletas mineiros, de 11 modalidades diferentes, já estão garantidos no maior evento do esporte mundial, o que supera o número de 21 esportistas, alcançado nos Jogos de Atenas (2004) e Pequim (2008).

Estão com vaga garantida sete jogadores de vôlei, cinco nadadores, quatro esportistas no atletismo e no futebol feminino, três tenistas, dois no levantamento de peso e um atleta em cada seleção de basquete, canoagem slalom, ciclismo mountain bike, além de um representante em cada naipe do handebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...