Pular para o conteúdo principal

"RESISTÊNCIA" É O TEMA DO FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA, QUE COMEÇA HOJE

Primeiro dia de evento traz apresentações nas duas cidades


Com 22 apresentações musicais e teatrais, 18 oficinas e 11 exposições, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana tem início nos dois municípios hoje, sexta-feira, 8, e estende-se até o dia 17. 

O evento, organizado de forma colaborativa, é pautado na mobilização de artistas, produtores e empresários da região e acontece como ato de resistência ao momento adverso. Este contexto deu origem ao tema desta edição: “Resistência”.

Neste ano, o Festival ganha um novo formato, criando uma cultura de contribuição e envolvimento, união que é primordial para essa e outras manifestações da arte e da cultura. 

Para chegar à programação final, foram realizadas reuniões ampliadas a fim de definir essa nova proposta de posicionamento do evento.

Abertura
Três apresentações marcam a abertura do festival nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Ouro Preto receberá o espetáculo Attrasverso; percurso 2, uma intervenção cênica inspirada no livro de Italo Calvino,“Marcovaldo, ou, As quatro estações na cidade”. 

Apresentado pela Cia Multidanças, o espetáculo funda-se em conceitos oriundos da dança, performance, literatura e instalação e tem como suporte os temas abordados por Calvino nos contos que compõem o livro. A apresentação será no Hall do Centro de Convenções da UFOP.

Na sequência, no Teatro do Centro de Convenções, às 21h, acontece o espetáculo De Quando Bate a Saudade, também apresentado pela Cia Multidanças. 

São retratadas emoções vividas por um indivíduo - ser pai, filho e órfão -, traduzindo sensações através do corpo, buscando a dança e o teatro como meio para esse encontro. 

Já em Mariana, o público será brindado com o projeto Mostra Cultural das Escolas Sesi, a partir das 20h, no Teatro Sesi Mariana. 

O Projeto Orquestra Contemporânea SESI Mariana sobe ao palco na sexta-feira com um repertório eclético que transita entre a música erudita e a popular brasileira, passando pelo rock e o reggae.

Todas as atividades podem ser conferidas no site www.ufop.br/festivaldeinverno2016

Serviço
FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA
Data: De 8 a 17 de julho
Contato: festivaldeinvernoufop@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...