Pular para o conteúdo principal

COM CORES, DIVERSIDADE E LUTA POR DIREITOS, ALFENAS SEDIA A 11ª PARADA DO ORGULHO LGBTTTs


A praça central e as ruas de Alfenas, no Sul de Minas, se encheram de cores no último domingo, 21. A cidade sediou a 11ª Parada do Orgulho LGBTTTs do Sul de Minas. Mas antes, houve intensa programação durante a 10ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual.

Única parada de toda a região, o evento contou com a presença de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, simpatizantes e famílias, com muita festa e luta por direitos.

A concentração ocorreu na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Alfenas, em seguida a parada seguiu até a avenida José Paulino da Costa.

“Não queremos mais, nem menos. Queremos direitos iguais”, enfatizou Sander Simaglio, presidente do MGA. O militante apontou dados da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, que demonstram o aumento de 47% dos índices de violência contra homossexuais. 

O terceiro relatório de violência homofóbica, publicado no dia 26 de janeiro deste ano pelo então Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, destacou: ao menos cinco casos de violência homofóbica são registrados todos os dias no Brasil.

O estudo se refere a dados do ano de 2013. Isso que demonstra relativa dificuldade e demora dos órgãos públicos em apurar estas denúncias. O relatório tomou como base o conceito de homofobia para tratar de preconceito ou discriminação (e demais violências) contra pessoas em função de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Naquele ano, foram registradas 1.965 denúncias de 3.398 violações relacionadas à população LGBT, envolvendo 1.906 vítimas e 2.461 suspeitos.

São captadas as queixas feitas por meio das ouvidorias do SUS e das antigas secretarias de Políticas para Mulheres e de Direitos Humanos, por meio do Disque 100, mostrando que esses dados estão longe da realidade diária.

O relatório, elaborado pelo ministério, esclarece que "as violências ocorridas cotidianamente contra os LGBT [são] infelizmente muito mais numerosas do que aquelas que chegam ao conhecimento do poder público. Salienta-se que a falta de um marco legal que regulamente a punição de atos discriminatórios contra a população LGBT aprofunda a dificuldade de realização de diagnósticos estatísticos desta natureza."

A Parada do Orgulho LGBTTTs foi organizada pelos militantes do movimento e diretoria do Movimento Gay de Alfenas (MGA), além do Projeto de Extensão de DST/AIDS da Universidade de Alfenas (Unifenas), do Coletivo Quilombo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), da Rede Emancipa e do Coletivo Juntos.

O evento também contou com o apoio da prefeitura, TV Alfenas, Jornal dos Lagos e Rádio Fama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...