Pular para o conteúdo principal

COM CORES, DIVERSIDADE E LUTA POR DIREITOS, ALFENAS SEDIA A 11ª PARADA DO ORGULHO LGBTTTs


A praça central e as ruas de Alfenas, no Sul de Minas, se encheram de cores no último domingo, 21. A cidade sediou a 11ª Parada do Orgulho LGBTTTs do Sul de Minas. Mas antes, houve intensa programação durante a 10ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual.

Única parada de toda a região, o evento contou com a presença de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, simpatizantes e famílias, com muita festa e luta por direitos.

A concentração ocorreu na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Alfenas, em seguida a parada seguiu até a avenida José Paulino da Costa.

“Não queremos mais, nem menos. Queremos direitos iguais”, enfatizou Sander Simaglio, presidente do MGA. O militante apontou dados da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, que demonstram o aumento de 47% dos índices de violência contra homossexuais. 

O terceiro relatório de violência homofóbica, publicado no dia 26 de janeiro deste ano pelo então Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, destacou: ao menos cinco casos de violência homofóbica são registrados todos os dias no Brasil.

O estudo se refere a dados do ano de 2013. Isso que demonstra relativa dificuldade e demora dos órgãos públicos em apurar estas denúncias. O relatório tomou como base o conceito de homofobia para tratar de preconceito ou discriminação (e demais violências) contra pessoas em função de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Naquele ano, foram registradas 1.965 denúncias de 3.398 violações relacionadas à população LGBT, envolvendo 1.906 vítimas e 2.461 suspeitos.

São captadas as queixas feitas por meio das ouvidorias do SUS e das antigas secretarias de Políticas para Mulheres e de Direitos Humanos, por meio do Disque 100, mostrando que esses dados estão longe da realidade diária.

O relatório, elaborado pelo ministério, esclarece que "as violências ocorridas cotidianamente contra os LGBT [são] infelizmente muito mais numerosas do que aquelas que chegam ao conhecimento do poder público. Salienta-se que a falta de um marco legal que regulamente a punição de atos discriminatórios contra a população LGBT aprofunda a dificuldade de realização de diagnósticos estatísticos desta natureza."

A Parada do Orgulho LGBTTTs foi organizada pelos militantes do movimento e diretoria do Movimento Gay de Alfenas (MGA), além do Projeto de Extensão de DST/AIDS da Universidade de Alfenas (Unifenas), do Coletivo Quilombo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), da Rede Emancipa e do Coletivo Juntos.

O evento também contou com o apoio da prefeitura, TV Alfenas, Jornal dos Lagos e Rádio Fama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...