Pular para o conteúdo principal

DEPUTADOS VÃO AO MUNICÍPIO DE MACHADO DEBATER CAFEICULTURA

Audiência será nesta terça-feira, 2, na cidade do Sul de Minas e pretende discutir políticas de valorização do setor


O município de Machado, no Sul de Minas, recebe, nesta terça-feira, 2, a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir a cafeicultura no Estado. 

A reunião será às 13 horas, no Instituto Federal do Sul de Minas – Centro de Excelência Campus Machado (Rodovia Machado-Paraguaçu, km 11), e atende a requerimento dos deputados Emidinho Madeira (PSB), Fabiano Tolentino (PPS), Nozinho (PDT), Rogério Correia (PT), Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Inácio Franco (PV).

O presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino, reforçou que a economia mineira é baseada, predominantemente, nas atividades agrícolas. 

“O agronegócio foi responsável, em 2015, por 33% das exportações do Estado, totalizando US$ 5,5 bilhões”, comentou. 

Tolentino disse, ainda, que é necessário propor políticas que valorizem a produção e a venda do café. 

“Em Minas, no acumulado desse ano, a produção foi estimada em quase 30 milhões de sacas, um crescimento de 28% em relação à última safra”, destacou.

O deputado Emidinho Madeira, vice-presidente da comissão e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, afirma que essa é uma oportunidade para que sejam apresentadas novas ideias e reivindicações. 

“A cafeicultura foi, e continua sendo, o grande pilar da nossa economia. Nosso papel, como poder público, é abrir os canais de discussão”, pontuou.

Convidados
Foram convidados o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o prefeito de Alfenas e presidente do Consórcio para o Desenvolvimento do Café do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Maurilio Peloso; o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxapé Ltda., Carlos Alberto Paulino da Costa; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Glênio Martins de Lima Mariano; o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Carlos Henrique Rodrigues Reinato; e o gerente do Campo Experimental de Machado, Gilmar Cereda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...