Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES CRIAM APLICATIVO QUE POSSIBILITA MONITORAMENTO DAS NASCENTES DE DIVINÓPOLIS

Agora ficou mais fácil fiscalizar as nascentes presentes em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado.

Estudantes do 8º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Campus de Divinópolis desenvolveram, em parceria com o curso de Engenharia da Computação da unidade, o aplicativo Olhos D’Água (imagem ao lado).

O principal objetivo da ferramenta desenvolvida é ser utilizada no monitoramento da situação das nascentes do município.

Disponível para download gratuito em celulares com sistema Android, o aplicativo funciona da seguinte forma: quando encontra uma nascente contaminada ou em risco.

Por exemplo, o voluntário faz imagens daquela nascente e as envia, por meio do aplicativo e com outras importantes informações, a um banco de dados da Associação Nascentes Bela Vista (ANBV), ONG socioambiental divinopolitana também parceira no desenvolvimento do aplicativo. Após análise, as denúncias são encaminhadas, de forma ágil, aos órgãos responsáveis pela solução dos problemas.

Preservação
Segundo o estudante Jordy Junio Nogueira Melo, um dos idealizadores do projeto, a partir do momento em que utiliza o aplicativo, cada cidadão passa a ser um agente fiscalizador do meio ambiente. 

“Com isso, nós estamos buscando despertar na população a importância da preservação das nossas nascentes”, ressaltou.

O professor Adriano Guimarães Parreira, que leciona no curso de Ciências Biológicas e foi um dos orientadores do projeto, também destacou a importância do aplicativo. 

“Trata-se de uma ferramenta de controle social destinada à conscientização e alerta da população em relação ao problema e como alternativa de fiscalização por parte de qualquer indivíduo”, enfatizou o professor, que é, também, membro da associação.

O projeto contou, ainda, com a orientação do professor Alexandre Túlio Amaral Nascimento, também do curso de Ciências Biológicas. 

Além de Jordy, participaram do desenvolvimento do projeto os estudantes Danielly Fernanda da Silva, Rafael Antônio de Oliveira, Rayane Gonçalves Nunes e Rodrigo Alves de Almeida, também do curso de Ciências Biológicas. 

O desenvolvimento do aplicativo contou com o suporte do professor Jhonatan Fernando de Oliveira e do estudante João Marcos Duarte, do curso de Engenharia da Computação da unidade.

O aplicativo foi lançado em junho último, durante a 1ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da unidade, e começou a ser utilizado neste mês.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...