Pular para o conteúdo principal

AÇÃO INÉDITA DO ESTADO CONTRIBUI PARA REGULARIZAÇÃO DE TERRAS DE POVOS TRADICIONAIS


Pela primeira vez, o Governo de Minas Gerais está realizando o processo de arrecadação de terras devolutas (sem registro) para a regularização de territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).

Em Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) já identificou 1.300 hectares de terras devolutas na comunidade rural de Córrego Quilombo. 

Após a análise jurídica, o próximo passo será o processo de destinação da área aos remanescentes de quilombo.

O anúncio foi feito pelo secretário Professor Neivaldo de Lima (PT) durante a cerimônia de abertura do IV Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais, realizada na noite de terça-feira, 30, no campus Darcy Ribeiro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros. 

O evento contou com apresentações culturais e com a conferência “Estado, Capital e Territórios Tradicionais”, ministrada pelo representante dos PCTs, Ailton Krenak.

“A demanda por terra é histórica. Vamos passo a passo avançando na implantação das políticas públicas em prol dos quilombolas, dos indígenas, geraizeiros, pescadores e demais comunidades tradicional”, disse o secretário Professor Neivaldo.

O secretário explicou que o processo de regularização fundiária rural em territórios de PCTs é diferente, pois as áreas são acima de 250 hectares e a titulação é coletiva. 

“É a primeira vez que estamos arrecadando terras para este segmento. É um momento histórico”, completou.

Comissão Estadual
Durante o Colóquio está sendo realizada a terceira reunião ordinária da Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais (CEPCT-MG. 

É a primeira vez que os membros da comissão, formado por representantes da sociedade civil e poder público, reúnem-se fora de Belo Horizonte.

Segundo o diretor para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, o quilombola Vandeli Paulo dos Santos, desde sua criação, em março do ano passado, a Seda tem se esforçado para realizar ações em prol do PCTs.

“Além de instituir canais de diálogo, o Governo de Minas Gerais realiza ações que, somadas às dos parceiros, vem resultando em benefícios”, disse.

Recentemente entregou em conjunto com a Fundação Palmares certificados quilombolas para 14 comunidades rurais do Jequitinhonha.

Com a Unimontes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), foi assinado neste ano o Termo de Cooperação Técnica para a realização de diagnóstico socioambiental em comunidades da Bacia do São Francisco.

O investimento é de R$ 300 mil, beneficiando famílias dos municípios de Pedras de Maria da Cruz; Matias Cardoso e Itacarambi.

A primeira atendida é a Comunidade Tradicional Pesqueira de Caraíbas, localizada no município de Pedras de Maria da Cruz.

“O Governo de Minas Gerais tem compromisso com o desenvolvimento dos PCTs. Em parceria, vamos conquistando direitos e promovendo a cidadania no campo”, concluiu Professor Neivaldo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...