Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO DE NEGÓCIOS ABORDA O MELHOR CAMINHO PARA O SEGMENTO DE LOGÍSTICA NO SUL DE MINAS

Projeto visa reduzir custos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região
Para a efetivação do projeto de logística do Sul de Minas será utilizado o terminal aeroviário de cargas do Aeroporto Major Brigadeiro Tompowsky, em Varginha

O Sul de Minas está recebendo de 31 de agosto a 2 de setembro, o Encontro de Negócios O Melhor Caminho para o Segmento de Logística do Sul de Minas. 

O evento apresenta a empresários e lideranças o projeto de solução para exportação, importação e distribuição de cargas no território nacional. A iniciativa é do Sebrae Minas em parceria com a Azul Cargo e a BH Airport Cargo, e tem o objetivo de reduzir custos e impulsionar o desenvolvimento econômico das empresas da região. 

Os encontros de negócios já foram realizados em Varginha  e Poços de Caldas, ontem, quarta-feira, 21. Hoje é a vez de Santa Rita do Sapucaí e Itajubá receberem o evento. Amanhã, Pouso Alegre sedia o encerramento do encontro.

“O Sul de Minas, além de localização privilegiada, próximo às três maiores capitais do país, possui grande concentração de empresas e serviços que são projetados mundialmente. Os produtos da nossa região são vendidos para países como Alemanha, Estados Unidos e Japão. Com a implantação desse projeto, nossa intenção é de que todo esse processo de logística se torne mais ágil, econômico e efetivo”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio.

Ainda segundo Juliano Cornélio, para a efetivação do projeto de logística do Sul de Minas será utilizado o terminal aeroviário de cargas do Aeroporto Major Brigadeiro Tompowsky, em Varginha. Isto porque é o único da região a ter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar esse tipo de serviço.

De acordo com dados da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, as atividades de maior especialização sulmineiras são fabricação de artigos de malharia, tricô, componentes eletrônicos, autopeças, novas tecnologias, produção de lavouras permanentes e extração de minerais metálicos não ferrosos. 

Essa movimentação resulta em um Produto Interno Bruto (PIB) regional de R$ 50,7 bilhões. Segundo dados divulgados pelo datavivo.info e CNAE 2.0, a cafeicultura representa 79% das exportações do Sul de Minas, gerando negócios que chegam a U$ 2,9 milhões sendo que os maiores exportadores são as cidades de Varginha (51,3%) e Guaxupé (23,4%).

“Queremos mostrar aos empresários que o transporte aéreo de carga é viável economicamente para médias e longas distâncias. Além de veloz, o modal aéreo é mais seguro, sem risco de roubo de carga ou de acidentes rodoviários, e possibilita o contato rápido com outros mercados no país e no mundo. Nosso objetivo é abrir uma nova perspectiva de logística para a região, disse Peter Robbe, gestor da BH Airport Cargo, área de carga da concessionária BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

O Encontro de Negócios O Melhor Caminho para o Segmento de Logística do Sul de Minas é destinado aos potenciais empresários que utilizam o transporte terrestre e aéreo para a movimentação de mercadorias dentro e fora do país. A reunião também é aberta às lideranças locais e formadores de opinião.
com Luciana Trindade - da Agência Sebrae MG de Notícias

Comentários

Davi disse…
Enquanto isso está uma vergonha a pista que leva até o aeroporto, desde a 491, o trevo ridículo que causa até mortes e a pista esburacada, cheia de mato nas margens, sem acostamento, sem calçada e ainda mal sinalizada! Parabéns prefeito estamos vendo bem como apóia os investimentos que pelo menos tentam chegar para Varginha! Só falta perder mais este...

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...