Pular para o conteúdo principal

MEDALHA JK: PIMENTEL DESTACA LUTA PELA DEMOCRACIA E COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO

Governador presidiu, em Diamantina, cerimônia de entrega da comenda e destacou o legado do ex-presidente para o Brasil e as gerações que o sucederam


A história de luta pela democracia e o compromisso com o desenvolvimento do Brasil de Juscelino Kubitschek foram destacados pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nesta segunda-feira, 12, em Diamantina, durante a cerimônia de entrega da 21ª Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, como as principais fontes de inspiração e força para que o povo brasileiro volte a acreditar no Brasil.

“As insígnias do presidente Juscelino Kubitschek simbolizam as mais caras virtudes da vida pública de nosso Estado. Em Minas Gerais, combater pela liberdade, construir a paz social, praticar a democracia e ser republicano são essencialmente os valores que definem a nossa maneira de estar no mundo. Nós, mineiros e mineiras, não faltaremos ao Brasil na luta fraterna da nossa gente para a superação das circunstâncias que ora nos desafiam. Conscientes dos nossos deveres, queremos e buscaremos a concretização dos sonhos que jamais deixaremos de sonhar”, disse Pimentel.

O governador ressaltou alguns dos legados que irão desafiar o futuro brasileiro. 

“Quem contempla, em Diamantina, os resultados produzidos em poucos anos pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, saberá, desde logo, que há um legado a desafiar o nosso futuro. E isso nos faz acreditar ainda mais no Brasil. Daquela pioneira escola de odontologia plantada em Diamantina pelo presidente JK até os campi universitários erguidos pelos presidentes Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) e Dilma Rousseff na vastidão dos dois vales, existe uma linha contínua de compromisso com a educação e com o desenvolvimento, com o combate à pobreza, com o enfrentamento da fome e com a defesa da dignidade da vida”, afirmou.

Para Fernando Pimentel, a trajetória de JK na luta pela democracia se reflete no atual momento vivido no país. 

“Por sobre abismos do caminho, o caminhar de JK prossegue rumo à democracia e à prosperidade, metas que lhe coroaram os ideais. Esses passos, os dele, nos trazem hoje a uma encruzilhada que não vai nos embaraçar, porque, tal como o presidente diamantinense, persistiremos na fé e na esperança”, ressaltou.

Lembrando do auge da história de JK, perseguido e cassado, sendo impossibilitado de voltar à presidência da República, o governador lamentou as “injustiças” sofridas pelo ex-presidente.

“Ele havia resistido a duas tentativas de golpe em seu governo e, com a grandeza da alma que o caracterizava, havia anistiado os envolvidos nos dois episódios. A nação estava apaziguada quando JK deixou o Palácio do Planalto. Mas, quase às vésperas da sonhada companha presidencial de 1965, quando ele deveria reapresentar-se ao eleitorado nacional, viu-se violentamente afastado da vida pública com a cassação imposta pelo golpe militar de 1964”, relembrou.

A memória deixada por JK também foi lembrada por Fernando Pimentel em seus feitos e obras. Brasília, Diamantina e a Pampulha, em Belo Horizonte, são, atualmente, reconhecidas como patrimônio cultural da humanidade, refletindo a qualidade estética e a força histórica que recobrem esses monumentos. 

Reflexão
Orador da solenidade, o prefeito do Serro, Epaminondas Pires de Miranda, destacou, o esforço da administração estadual para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros e da situação econômica de Minas Gerais. 

“Nosso governador pegou o Estado em dificuldade e está levando com responsabilidade e com muita dedicação, junto com a sua equipe, para que Minas Gerais possa voltar ao rumo do desenvolvimento, que eu tenho certeza que é o que o nosso ex-presidente, ex-governador JK queria ver”, afirmou Epaminondas Miranda, agraciado com a Medalha de Honra.

O prefeito ressaltou que a medalha “não é apenas uma honraria”, mas, também, um convite à reflexão sobre os “ideais do homem que se dedicou a mudar os rumos da nação (JK)”. 

“A cerimônia - prosseguiu - que se realiza hoje é, então, de suma importância para toda a população brasileira, principalmente aos mineiros e aos diamantinenses, uma vez que reconhece as extraordinárias conquistas do Presidente Juscelino, que se traduzem em conquistas do próprio povo, demonstrando o quão necessário é acreditar nos sonhos de um país melhor, mais justo e democrático”, acrescentou.

A cerimônia foi aberta pelo prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo. Dividida em Grande Medalha e Medalha de Honra, a comenda agraciou personalidades de diversos setores como autoridades, lideranças políticas, desembargadores, professores, atletas, militares, dentre outros. 

Medalha
Criada em 1995 e concedida pela primeira vez um ano depois, a Medalha JK é entregue sempre no dia 12 de setembro, data que marca o nascimento de Juscelino Kubitschek. Neste ano, 86 personalidades e instituições foram homenageados – 21 com a Grande Medalha e 65 com a Medalha de Honra. A honraria foi entregue pelo governador Fernando Pimentel, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, e pelo prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...