Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS SUSPENDE LICITAÇÃO PARA CONTRATAR EMPRESA DE TRÂNSITO EM POUSO ALEGRE

Conselheiro Wanderley Ávila, presidente da Segunda Câmara e relator do processo

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) referendou decisão monocrática do conselheiro Wanderley Ávila, na sessão do último dia 25, e suspendeu o Pregão Presencial n° 37/2016, promovido pela Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

A licitação, com valor estimado em R$ 839,5 mil, tinha como objetivo a “contratação de empresa especializada em fornecimento e manutenção de solução integrada para operação e fiscalização do trânsito e transporte”. 

Os conselheiros José Alves Viana e Gilberto Diniz acompanharam a decisão do relator. De acordo com o voto, a limitação na escolha do equipamento exigido no edital e a falta de justificativas técnicas para adotar as especificações foram irregularidades encontradas. 

Além disso, o Termo de Referência – documento prévio à licitação com as condições gerais de execução do contrato - teria sido insuficiente, pois faltaram as discriminações objetivas dos trabalhos em campo e da eficácia dos serviços prestados com o uso dos equipamentos. 

O relator também entendeu como irregular a realização da sessão de amostragem do sistema, equipamentos e módulos sem a divulgação da data da sessão. Os fatos chegaram ao Tribunal por meio de uma Denúncia (processo nº 986.700).

Para o relator, as características técnicas do Personal Digital Assistant (PDA) restringem a competitividade pelo direcionamento para o aparelho MC65 da fabricante Motorola. 

Além disso, o fato de o edital “não apresentar as justificativas técnicas” para as exigências dos itens PDA e tablet também foi considerado irregular pelo relator. 

O pregão foi suspenso e os responsáveis não devem cometer qualquer ato relativo à contratação, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil. 

O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT), o pregoeiro, Milton Alexandre Alves Neto, e o secretário municipal de Transportes, Luiz Carlos Delfino, devem comprovar a suspensão da licitação, no prazo de cinco dias, sob pena de multa no mesmo valor.
com Karina Camargos Coutinho - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...