Pular para o conteúdo principal

COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS SE ALTERA APÓS 1º TURNO DAS ELEIÇÕES

Dois deputados foram eleitos prefeitos no interior e outros dois seguem na disputa em Belo Horizonte

No total, nove deputados estaduais se candidataram a prefeito e dois a vice-prefeito nas Eleições 2016
Os resultados do 1º turno das eleições municipais deste ano apontam que dois deputados estaduais foram eleitos prefeitos no Estado, alterando, assim, a composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir de janeiro de 2017. 

Deiró Marra (PSB), em Patrocínio (Alto Paranaíba), e Wander Borges (PSB), em Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte), venceram as disputas realizadas neste domingo, 2, nestas cidades.

Deiró Marra foi declarado vencedor da disputa em Patrocínio com 48,64% dos votos válidos. Em Sabará, Wander Borges recebeu 55,23% dos votos e comandará o município nos próximos quatro anos.

Outros dois parlamentares, João Leite (PSDB) e Paulo Lamac (Rede), disputarão o 2º turno em Belo Horizonte. João Leite, candidato a prefeito, recebeu 33,40% dos votos válidos e seguiu para a próxima etapa com a melhor votação na Capital. Paulo Lamac concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa de Alexandre Kalil (PHS), que teve 26,56% dos votos no 1º turno.

No total, nove deputados se candidataram a prefeito e dois a vice-prefeito nestas eleições. Consulte o resumo da apuração no 1° turno.

Confira quem são os suplentes
Com a vitória do deputado Wander Borges, em Sabará, assumirá a vaga na ALMG Coronel Piccinini, também do PSB. Vereador em Belo Horizonte desde 2013, ele é natural de Juiz de Fora (Zona da Mata), bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e formando no Curso Superior de Polícia.

Coronel Piccinini é, também, oficial reformado da Polícia Militar de Minas Gerais e foi presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Estado por cinco mandatos (1996 a 2001 e 2008 a 2016).

No lugar de Deiró Marra, assume Gustavo Santana (PR). Nascido em Belo Horizonte, Gustavo é empresário, secretário estadual do Partido Republicano e irmão do deputado federal Bernardo Santana, ex-secretário de Estado de Defesa Social no governo de Fernando Pimentel. Ele é filho do ex-deputado estadual e federal José Santana.

Caso João Leite seja eleito, Zé Maia (PSDB) reassume uma cadeira no Parlamento mineiro. O atual controlador-geral do município de Belo Horizonte foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, de 2003 a 2015. Zé Maia é advogado, contador e empresário do setor hoteleiro e de comunicações.

Paulo Lamac daria lugar a João Alberto (PMDB), que também reassumiria vaga na Assembleia, onde foi deputado estadual entre 2015 e este ano. É advogado, foi secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e diretor-presidente da CeasaMinas. Tem vasta experiência no setor público e é filho do ex-deputado estadual João Bosco Murta Lages, já falecido.

Outros resultados
Ainda em Belo Horizonte, outros dois parlamentares participaram da corrida eleitoral. O deputado Sargento Rodrigues (PDT), que disputou a prefeitura, teve 2,88% dos votos. O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rodrigo Pacheco, do mesmo partido, que obteve 10,02% dos votos válidos.

No interior, o deputado Antônio Lerin (PSB) foi o segundo candidato mais votado em Uberaba (Triângulo), tendo recebido 25,72% dos votos. Em Juiz de Fora, o deputado Noraldino Júnior (PSC) teve 17,72% dos votos, enquanto Lafayette de Andrada (PDS) foi escolhido por 2,35% dos eleitores.

Em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), o deputado Ivair Nogueira (PMDB) teve 15,44% dos votos e, em Coronel Fabriciano (Vale do Rio Doce), o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) acumulou 22,15% dos votos válidos.
da assessoria - ALMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.