Pular para o conteúdo principal

COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS SE ALTERA APÓS 1º TURNO DAS ELEIÇÕES

Dois deputados foram eleitos prefeitos no interior e outros dois seguem na disputa em Belo Horizonte

No total, nove deputados estaduais se candidataram a prefeito e dois a vice-prefeito nas Eleições 2016
Os resultados do 1º turno das eleições municipais deste ano apontam que dois deputados estaduais foram eleitos prefeitos no Estado, alterando, assim, a composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir de janeiro de 2017. 

Deiró Marra (PSB), em Patrocínio (Alto Paranaíba), e Wander Borges (PSB), em Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte), venceram as disputas realizadas neste domingo, 2, nestas cidades.

Deiró Marra foi declarado vencedor da disputa em Patrocínio com 48,64% dos votos válidos. Em Sabará, Wander Borges recebeu 55,23% dos votos e comandará o município nos próximos quatro anos.

Outros dois parlamentares, João Leite (PSDB) e Paulo Lamac (Rede), disputarão o 2º turno em Belo Horizonte. João Leite, candidato a prefeito, recebeu 33,40% dos votos válidos e seguiu para a próxima etapa com a melhor votação na Capital. Paulo Lamac concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa de Alexandre Kalil (PHS), que teve 26,56% dos votos no 1º turno.

No total, nove deputados se candidataram a prefeito e dois a vice-prefeito nestas eleições. Consulte o resumo da apuração no 1° turno.

Confira quem são os suplentes
Com a vitória do deputado Wander Borges, em Sabará, assumirá a vaga na ALMG Coronel Piccinini, também do PSB. Vereador em Belo Horizonte desde 2013, ele é natural de Juiz de Fora (Zona da Mata), bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e formando no Curso Superior de Polícia.

Coronel Piccinini é, também, oficial reformado da Polícia Militar de Minas Gerais e foi presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Estado por cinco mandatos (1996 a 2001 e 2008 a 2016).

No lugar de Deiró Marra, assume Gustavo Santana (PR). Nascido em Belo Horizonte, Gustavo é empresário, secretário estadual do Partido Republicano e irmão do deputado federal Bernardo Santana, ex-secretário de Estado de Defesa Social no governo de Fernando Pimentel. Ele é filho do ex-deputado estadual e federal José Santana.

Caso João Leite seja eleito, Zé Maia (PSDB) reassume uma cadeira no Parlamento mineiro. O atual controlador-geral do município de Belo Horizonte foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, de 2003 a 2015. Zé Maia é advogado, contador e empresário do setor hoteleiro e de comunicações.

Paulo Lamac daria lugar a João Alberto (PMDB), que também reassumiria vaga na Assembleia, onde foi deputado estadual entre 2015 e este ano. É advogado, foi secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e diretor-presidente da CeasaMinas. Tem vasta experiência no setor público e é filho do ex-deputado estadual João Bosco Murta Lages, já falecido.

Outros resultados
Ainda em Belo Horizonte, outros dois parlamentares participaram da corrida eleitoral. O deputado Sargento Rodrigues (PDT), que disputou a prefeitura, teve 2,88% dos votos. O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rodrigo Pacheco, do mesmo partido, que obteve 10,02% dos votos válidos.

No interior, o deputado Antônio Lerin (PSB) foi o segundo candidato mais votado em Uberaba (Triângulo), tendo recebido 25,72% dos votos. Em Juiz de Fora, o deputado Noraldino Júnior (PSC) teve 17,72% dos votos, enquanto Lafayette de Andrada (PDS) foi escolhido por 2,35% dos eleitores.

Em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), o deputado Ivair Nogueira (PMDB) teve 15,44% dos votos e, em Coronel Fabriciano (Vale do Rio Doce), o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) acumulou 22,15% dos votos válidos.
da assessoria - ALMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...