Pular para o conteúdo principal

CONCURSO CULTURAL CONSCIENTIZA ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LEITE NO COMBATE À OSTEOPOROSE

Iniciativa do Silemg levou o tema às escolas particulares de Minas Gerais e reuniu mais de mil trabalhos

A Osteoporose é uma doença silenciosa que atinge milhões de pessoas em todo o planeta. Há cerca de 20 anos, a Sociedade Britânica de Osteoporose instituiu o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e a importância da prevenção dessa enfermidade. 

A data foi adotada pelo International Osteoporosis Foundation e é replicada em diversas iniciativas pelo mundo. Uma delas, realizada em Minas Gerais, pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), mobilizou mais de mil alunos de escolas particulares, que participaram de um concurso cultural sobre o tema.

Estudantes de 35 escolas, afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep), participaram da iniciativa e desenvolveram redações, poemas e desenhos sobre a importância do leite para a manutenção de uma vida saudável e a prevenção de doenças, como a osteoporose. 

O projeto integra as ações do Silemg para a conscientização da sociedade sobre os riscos da Osteoporose. 

“Um dos principais fatores para a redução da incidência da doença é a prevenção, que inclui a manutenção de uma alimentação equilibrada, o consumo regular de cálcio e a prática de atividades. Por isso, levamos esse tema para as salas de aula, pois entendemos que com informação as crianças e adolescentes podem se tornar multiplicadores dessa mensagem”, afirma João Lúcio Barreto Carneiro, presidente do Silemg.

O Sindicato representa a maior bacia leiteira do país e é conhecido no mercado lácteo por promover iniciativas que disseminam os benefícios dos laticínios para a saúde. 

“Assumimos o compromisso de levar informação de qualidade às pessoas contribuindo para a sua qualidade de vida”, afirma João Lúcio. Há oito anos, o Silemg promove ações sociais no Dia Mundial de Combate à Osteoporose, como almoços populares temáticos, eventos em praça pública e concursos culturais em escolas públicas e particulares do Estado.

Premiação
Na próxima quinta-feira, 27, durante a Assembleia Geral do Silemg, os vencedores do concurso cultural serão anunciados. Ao todo, serão premiados nove alunos e três professores, dos Ensinos Fundamental – dividido em dois grupos: 1º ao 4º ano; e 5º ao 9º ano - e Médio.

A escolha dos vencedores foi conduzida por uma comissão especial, formada por membros do Sinep e do Silemg, além de educadores convidados. 

Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria. Entre os prêmios estão vídeo games, bicicletas, tablets, smartphones, laptops e Tv de 32”. Durante a cerimônia, os alunos que se destacaram concorrerão a uma bolsa de estudos integral para 2017.
com Déborah Santos - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...