Pular para o conteúdo principal

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA SERVIÇO DE RESGATE DE ANIMAIS EM MINAS GERAIS

Militares especializados resgatam animais domésticos, peçonhentos e selvagens em perigo ou oferecendo risco à população




O salvamento de animais em risco iminente é uma das muitas ações executadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e devolve a alegria para a vida de quem gosta de seus animais. O trabalho é árduo e delicado, mas é recompensador e ameniza a dor de familiares e donos de animais e preserva animais raros da fauna brasileira.

No primeiro semestre de 2016, foram feitos cerca de 500 resgates de animais domésticos por mês, média de 17 salvamentos diários em diversas regiões de Minas Gerais. O registro e abertura das ocorrências emergenciais é feito pela Central 193. 

Todas as Unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estão aptas a realizar o atendimento. Durante a formação básica, todo bombeiro recebe treinamento especializado, com técnicas para a captura. O salvamento é dividido em dois grupos: animais em perigo ou situação de risco, e soltos oferecendo risco à população. 

Após o salvamento, caso o dono esteja no local, ou alguém se voluntarie a ficar com ele, o animal é entregue a essa pessoa. Caso contrário, será encaminhado para o Centro de Zoonozes da Prefeitura Municipal ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Na hora que você vê a emoção de um dono ou uma criança que tem seu animalzinho de volta, a sensação é maravilhosa, não sentimos que estamos só prestando o serviço, o resgate não tem preço, é uma grande emoção para os donos e para nós. O objetivo, como diz nosso juramento, é sempre salvar vidas” Celmo de Andrade, subtenente do Batalhão de Emergências Ambientais de Resposta a Desastres, do Pelotão de Busca e Salvamento, em Belo Horizonte

Em Itaúna, na região Centro-Oeste de MG, os bombeiros capturaram uma onça suçuarana na MG-431. O ani­mal estava machucado após ter sido a­tropelado. Depois da captura, a onça f­oi levada para uma cl­ínica veterinária.

No bairro Jardim Vitória, em Patos de Minas, Alto Paranaíba, bombeiros da 3ª Companhia capturaram uma cobra cascavel. Segundo os dados registrados pelo Corpo de Bombeiros, o animal media cerca de um metro e estava bastante agitado. Com uso de técnicas e equipamentos adequados os militares realizaram a captura com segurança e fizeram a soltura em uma reserva ambiental.

O Corpo de Bombeiros alerta para que os cidadãos não tentem capturar animais selvagens se não for habilitado para este tipo de ação. Se o animal estiver em risco ou colocando pessoas em risco é necessário ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

Os números registrados de janeiro a agosto, mostram que os Bombeiros já resgataram mais de 3 mil animais em risco em todo o estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...