Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SE PRONUNCIA SOBRE MOBILIZAÇÕES NA DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


Em reunião do Conselho Superior (Consu) realizada no último dia 21, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se posicionou contrária às medidas tomadas pelo Governo Federal que afetam e atacam as universidades públicas do país.

Como resposta aos atos do Governo que visam impactar o setor da educação pelos próximos vinte anos, o Consu aprovou notas de repúdio contra as mudanças sugeridas pela Proposta de Emenda Constitucional nº 241 (PEC) e contra os cortes do Ministério da Educação nas bolsas de produtividade de pesquisa.

O Conselho Superior ainda refutou a orientação expedida pela Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), aos dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que solicita a informação das instituições que estão ocupadas e a identificação dos  ocupantes das mesmas.

O órgão também manifestou, por meio de nota, seu repúdio à Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016, subscrevendo e referendando as Notas Públicas emitidas pelo Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior (CONDICAP), pelo Fórum de Licenciaturas da UFJF e pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Movimentos estudantis
No dia 27 de outubro, também por meio do Conselho Superior, a UFJF voltou a se posicionar; desta vez, a respeito das ocupações promovidas pelos movimentos estudantis, em protesto aos atos do Governo Federal e à PEC 241.

Os membros do Conselho manifestaram-se em solidariedade e respeito aos estudantes que ocupam a reitoria do Campus Universitário, assim como os do João XXIII.

Ocupação do Colégio de Aplicação João XXIII
O  reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, ressaltou a relevância do ato promovido pelos alunos do Colégio e afirmou que, juntamente com a vice-reitora, Girlene Silva, tem buscado o diálogo com as representações estudantis que encabeçam o movimento. Marcus David também lembrou da visita que ambos fizeram à instituição, no último dia 26, quando se reuniram com as lideranças presentes.

Ocupação estudantil na reitoria do campus
Marcus David destacou que a ocupação se deu de forma horizontal e colegiada, com ampla participação do corpo discente universitário. O reitor ainda destacou a mobilização dos estudantes no combate aos ataques que a educação do país tem sofrido, por parte do Governo Federal.

Esclarecimento
Sobre o movimento popularmente conhecido como “roletaço”, registrado por duas vezes nos últimos dias, no Restaurante Universitário, a UFJF esclarece que manteve a oferta de alimentação média por dia.

A manutenção dessa oferta representa o mesmo custo com a empresa, seja com ou sem o “roletaço”: aproximadamente R$32 mil. Portanto, retifica-se a informação anteriormente divulgada no dia 27 de outubro, que mencionava  prejuízo da universidade em relação ao valor normalmente pago à empresa fornecedora da alimentação.

Esclarece-se, entretanto, que, com o “roletaço”, a UFJF deixa de arrecadar a contribuição dos usuários, por conta da inexistência de controle.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...