Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SE PRONUNCIA SOBRE MOBILIZAÇÕES NA DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


Em reunião do Conselho Superior (Consu) realizada no último dia 21, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se posicionou contrária às medidas tomadas pelo Governo Federal que afetam e atacam as universidades públicas do país.

Como resposta aos atos do Governo que visam impactar o setor da educação pelos próximos vinte anos, o Consu aprovou notas de repúdio contra as mudanças sugeridas pela Proposta de Emenda Constitucional nº 241 (PEC) e contra os cortes do Ministério da Educação nas bolsas de produtividade de pesquisa.

O Conselho Superior ainda refutou a orientação expedida pela Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), aos dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que solicita a informação das instituições que estão ocupadas e a identificação dos  ocupantes das mesmas.

O órgão também manifestou, por meio de nota, seu repúdio à Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016, subscrevendo e referendando as Notas Públicas emitidas pelo Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior (CONDICAP), pelo Fórum de Licenciaturas da UFJF e pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Movimentos estudantis
No dia 27 de outubro, também por meio do Conselho Superior, a UFJF voltou a se posicionar; desta vez, a respeito das ocupações promovidas pelos movimentos estudantis, em protesto aos atos do Governo Federal e à PEC 241.

Os membros do Conselho manifestaram-se em solidariedade e respeito aos estudantes que ocupam a reitoria do Campus Universitário, assim como os do João XXIII.

Ocupação do Colégio de Aplicação João XXIII
O  reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, ressaltou a relevância do ato promovido pelos alunos do Colégio e afirmou que, juntamente com a vice-reitora, Girlene Silva, tem buscado o diálogo com as representações estudantis que encabeçam o movimento. Marcus David também lembrou da visita que ambos fizeram à instituição, no último dia 26, quando se reuniram com as lideranças presentes.

Ocupação estudantil na reitoria do campus
Marcus David destacou que a ocupação se deu de forma horizontal e colegiada, com ampla participação do corpo discente universitário. O reitor ainda destacou a mobilização dos estudantes no combate aos ataques que a educação do país tem sofrido, por parte do Governo Federal.

Esclarecimento
Sobre o movimento popularmente conhecido como “roletaço”, registrado por duas vezes nos últimos dias, no Restaurante Universitário, a UFJF esclarece que manteve a oferta de alimentação média por dia.

A manutenção dessa oferta representa o mesmo custo com a empresa, seja com ou sem o “roletaço”: aproximadamente R$32 mil. Portanto, retifica-se a informação anteriormente divulgada no dia 27 de outubro, que mencionava  prejuízo da universidade em relação ao valor normalmente pago à empresa fornecedora da alimentação.

Esclarece-se, entretanto, que, com o “roletaço”, a UFJF deixa de arrecadar a contribuição dos usuários, por conta da inexistência de controle.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...