Pular para o conteúdo principal

PATRIMÔNIO HISTÓRICO: UNESCO PARTICIPA DE CONSELHO CURADOR DO MUSEU DE CONGONHAS


O Museu de Congonhas em Minas Gerais teve seu primeiro conselho curador empossado no último sábado, 17, data em que é comemorado o aniversário da cidade homônima. O organismo é composto por representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e de instituições governamentais.

Instituído pela Lei 3.554 de 6 de outubro de 2015, o conselho ficará responsável por zelar pelo museu, seu patrimônio e objetivos. Além dos funcionários da agência da ONU, equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), da Igreja, da Prefeitura e do Ministério Público também fazem parte do organismo. São oito integrantes efetivos e, para cada um desses, há dois suplentes.

“A missão dos conselheiros será checar as missões da instituição e ditar diretrizes para a gestão do museu”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (FUMCULT), Sérgio Rodrigo Reis, durante solenidade de posse dos membros do conselho.

O dirigente lembrou que o centro cultural começou a funcionar há um ano. Ao longo de 2016, parcerias e iniciativas buscaram aproximar o museu da população. 

“E neste primeiro ano de portas abertas, comemorado no dia 15 de dezembro, chegamos à marca de 80 mil visitantes, ou seja, estiveram aqui mais visitantes do que a população de Congonhas”, disse Reis.


Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Conheça mais sobre o  que completou 1 ano de existência no último dia 15 de dezembro. http://bit.ly/2ia3l13 
Dos dias 14 a 16 de dezembro, foi realizado em Congonhas o 1° Simpósio Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra, iniciativa considerada por Reis como o primeiro passo para a criação do Centro de Estudo da Pedra.

O escultor e diretor de Patrimônio Histórico de Congonhas, Luciomar Sebastião de Jesus, lembra que o centro era a ideia original que levou à criação do museu. 

“A partir do que vi no simpósio, uma rede sendo institucionalizada, o museu poderá partir para cumprir a sua missão, que é a de preservar a fé e o fazer artístico. Não dá para desassociar o patrimônio material do imaterial. Acredito que o conselho vá discutir os dois aspectos: turismo e religião”, comentou.

Já a coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Patrícia Reis, afirmou que o Museu de Congonhas foi fundamental para dar início às discussões necessárias para a criação do Centro de Estudo da Pedra.

Durante o ano de 2017, uma programação será elaborada pela Fumcult e a Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para comemorar os 260 anos da origem de devoção ao Bom Jesus. A primeira atração será o show “Paixão e Fé”, de Titane e Túlio Mourão, no dia 18 de janeiro, na Romaria. O padre Benedito Pinto da Rocha diz que a Igreja vê o Museu com bons olhos.

“Ele é muito gratificante para nós. A princípio, seria um prejuízo por ocupar parte do terreno do Santuário. Mas as instituições fizeram um espaço totalmente dedicado ao Bom Jesus é maravilhoso. Tenho certeza de que Antônio Francisco Lisboa intercedeu a Deus pela criação deste Museu”, comentou.

Conheça a lista completa dos membros do conselho aqui.
da assessoria UNESCO - ONU Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...