Pular para o conteúdo principal

PERÍODO DE FÉRIAS ABRE OPORTUNIDADES PARA A PRÁTICA DE ESPORTES NA RMBH E INTERIOR

Ações gratuitas, desenvolvidas com o apoio do Governo de Minas Gerais, estão abertas em todo o estado com atividades para todas as idades

O projeto verão já começou para muitos, mas há quem alegue não ter tempo e/ou dinheiro para aderir à vida saudável com a prática de esportes. Por isso, a Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (Seesp) mapeou algumas oportunidades que poderão ser aproveitadas em dezembro e janeiro.

“A ideia é despertar o interesse das pessoas para o exercício durante as férias e, assim, mostrar que é possível levar o esporte para a rotina do ano inteiro”, explica o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi.

Com a economia retraída muita gente vai optar por não viajar o que, na visão do secretário, “abre a oportunidade para a população conhecer espaços de lazer em sua própria cidade”.

Muitos programas da Seesp fomentam atividades gratuitas durante todo o ano, como por exemplo, os projetos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte — aprovados em editais anuais do mecanismo e que são financiados por empresas a partir da dedução fiscal do ICMS por parte do governo do estado.

Diversos projetos terão um cronograma especial para atender os contemplados durante o recesso escolar. Em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Instituto Interação, por meio do “Oficinas Esportivas”, promoverá treinamentos especiais de futebol para cerca de 150 crianças e adolescentes, entre oito e 15 anos, durante as férias.

Eles serão comandados pelos técnicos Vandinho e Palhinha, ambos ex-jogadores, que se destacaram por América MG e Cruzeiro, respectivamente. Os jovens serão divididos em seis turmas de 25 alunos, de acordo com a faixa etária.

Já em Andradas, no Sul de Minas, a prefeitura local desenvolve o projeto “Viver Bem em Movimento”, que oferece atividades de alongamento, ginástica localizada, dança, circuito funcional e aeróbico, no Poliesportivo Risoleta Tolentino Neves (Rua Joaquim de Sousa Bastos, s/n° - Vila Graziani), enquanto os treinos de hidroginástica e natação ocorrem no Clube Olímpico (Rua João Fernandes Lobo, n°208 – Vila Buzato).

As modalidades são oferecidas de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h, e às sextas-feiras, das 7h às 16h, e são destinadas à população acima dos 40 anos, com ênfase nos idosos.

Para se inscrever, é preciso comparecer à secretaria do poliesportivo, no horário comercial dos dias úteis. Lá, é necessário que o interessado apresente um atestado médico que comprove sua aptidão para a prática de exercícios físicos, juntamente ao comprovante de residência e à cópia dos documentos pessoais.

Além disso, antes do início, a coordenação organiza uma análise física, para que possam ser definidas as atividades mais apropriadas ao perfil do contemplado. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Andradas pelo telefone: (35) 3731-6798 e/ou pelo e-mail viverbememmovimento@yahoo.com.

Segundo a educadora física Denise Hallak, servidora da Seesp , exercícios físicos durante a terceira idade contribuem para uma melhor qualidade de vida. “As práticas corporais podem ajudar os idosos a ficarem independentes por um período de tempo mais longo, além de reduzir o risco de quedas. Ajuda também na socialização e no combate a depressão, além de constituir uma ferramenta relevante para prevenir déficits de equilíbrio”, ressalta.

Quem também tem programação de férias é a Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, que coordena o projeto Conexão Esportiva, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. Os professores Eduardo Ribeiro, André Detsa e Ana Paula Oliveira têm realizado dinâmicas na piscina da fundação, localizada na Avenida Sinhá Moreira, nº 350. Elas são voltadas a alunos entre seis e 14 anos, que praticam, além da natação, as modalidades futebol, handebol, basquete, futsal, atletismo, voleibol e futebol americano.

Inaugurada no começo do ano, a iniciativa ainda possui inscrições abertas, que podem ser feitas na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Para isso, os responsáveis devem preencher os formulários e apresentar cópia do documento de identificação do aluno, comprovante de residência e atestado médico de aptidão para prática de atividade física. Os contatos da escola à disposição dos interessados são (35)3473-3600 e conexaoesportiva@etefmc.com.br.

Academias ao Ar Livre
Estimular a população para se movimentar em espaços democráticos e aberto a todos, esse é o objetivo das Academias ao Ar Livre. Módulos com diversos aparelhos estão em instalação em todo território mineiro por meio de convênios e termos de doação da Seesp e prefeituras. Em 2016, 650 conjuntos de equipamentos foram doados a 425 cidades.

Em Cambuí, no Território Sul, a população pode se exercitar em duas academias: na Praça da Assembleia, no Centro, e no Campo do Asilo, na Rua Felipe dos Santos, também na região central da cidade. “Essa é uma oportunidade para aumentar a socialização das pessoas e contribui com o bom uso dos espaços públicos”, salienta Sapi.

Já em Brás Pires, no Território Mata, a prefeitura oferece atividades nas academias instaladas no distrito de Ribeirão de Santo Antônio, instalada em 2016; e na Praça de Esportes, no Centro, instalada em 2015. Cerca de 30 pessoas a partir dos 25 anos de idade participam de exercícios ministrados às terças e quintas-feiras das 7 às 9h.

O educador físico Samuel Souza, diretor de Incentivo ao Esporte de Rendimento da SEESP, alerta que é muito importante passar por uma avaliação médica antes de se iniciar qualquer atividade física, mas, observa que o respeito aos próprios limites é a principal ação preventiva para quem não quer ficar parado nas férias.

Ele indica que seja feito um aquecimento de cerca de 10 minutos antes do exercício. “É importantes para a comunicação do sistema muscular com o sistema nervoso e, por isso, o rendimento fisiológico da pessoa melhora muito”, contou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...