Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL SE MANTÉM EM RANKING COMO A MAIS SUSTENTÁVEL DA AMÉRICA LATINA

Professor Luiz Roberto durante a apresentação no evento, realizado na Indonésia

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) se manteve pelo 5º ano consecutivo no UI GreenMetric World University Ranking 2016 como a instituição de ensino superior mais sustentável do Brasil.

Além disso, a instituição se manteve como a primeira da América Latina e a 38ª entre todas as universidades participantes. Anualmente, o ranking internacional sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo.

A UI GreenMetric divulgou os resultados do ranking mundial no último dia 29 de dezembro. Esta é a sétima edição do ranking, que compara os esforços das universidades com gestão ambiental do câmpus. Neste ano, participaram 516 universidades de 74 países participaram.

A avaliação é organizada sob seis categorias principais: estrutura do câmpus e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente.

Para o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, idealizador do Plano Ambiental e Estruturante, a posição no ranking 2016 consolida a imagem da Universidade como uma das instituições mais atuantes no que tange à gestão ambiental, aliando crescimento e sustentabilidade. 

“O importante é que estamos contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a preservação ambiental, por meio de diversas ações que podem ser vivenciadas na própria universidade. Este é o resultado de um esforço coletivo, que envolve toda a comunidade acadêmica. Não se trata de um plano acabado, concluído; pelo contrário, suas ações devem ser constantemente atualizadas para uma evolução contínua”, reforça.

Na lista das universidades mais sustentáveis, a UFLA coloca a bandeira do Brasil em destaque na 38ª posição, sendo que a segunda instituição brasileira no ranking ocupa a posição 139 – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Apenas 14 instituições brasileiras são representadas, sendo sete universidades federais, duas estaduais, um instituto federal e quatro particulares. Entre elas, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa a posição 278.  

A University of California Davis, nos EUA, foi classificada em primeiro lugar, seguida pela Universidade de Nottingham no Reino Unido e terceira posição é realizada pela Wageningen University & Research, Países Baixos. Universidade de Connecticut, Universidade de Oxford, Universitat Fur Bodenkultur Wien, Keele University, Universidade de Berkeley Califórnia e Nottingham Trent University estão no top 10 de classificação.

A novidade deste ano é que a UI GreenMetric iniciou uma rede de colaboração, da qual a UFLA faz parte, com o objetivo de oferecer um fórum permanente para as universidades compartilharem experiências e práticas exitosas na implantação de seus planos ambientais.

 Em 2016, as ações da UFLA foram destacadas na programação do 2º International Workshop on UI GreenMetric 2016, realizado na Indonésia. 

O professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme do Departamento de Ciências Florestais (DCF), representando o reitor da Universidade, apresentou as principais a estratégicas ambientais adotadas e o estado da arte – onde estamos, de onde viemos e onde queremos chegar. 

A abordagem do professor Luiz Roberto foi elogiada pelos organizadores, rendendo o convite para a participação na edição 2017 do evento, que será realizada na Turquia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...