Pular para o conteúdo principal

FUZUÊ NA BIENAL DA UNE


Fuzuê, espetáculo teatral promovido pelo curso de Teatro da UFSJ, apresenta-se no próximo dia 30 de janeiro na 10ª Bienal da UNE – Feira da Reinvenção –, que acontece em Fortaleza. 

A peça é um experimento cênico construído a partir da temática das relações étnico-raciais no Brasil, seu legado e suas consequências no presente.

A organização da Bienal já recebeu mais de mil trabalhos cadastrados, que foram selecionados por curadorias das diversas áreas, dentre as quais Artes Cênicas. Nesta área, especificamente, foram selecionados 14 trabalhos de todo país, entre eles “Fuzuê”.

A palavra "fuzuê", de origem africana, que significa confusão, barulho, traz à tona uma discussão de fato ruidosa e muitas vezes encoberta com a égide da tolerância e de uma falsa democracia racial. 

Nesse experimento, os atores, alunos de uma universidade pública, em sua maioria cotistas da Universidade Federal de São João del-Rei, trabalharam a partir de depoimentos construídos sobre suas experiências e opiniões a respeito das relações raciais no Brasil, tanto no contexto histórico de formação do país quanto em seus cotidianos.

O espetáculo é resultado do projeto de pesquisa docente As formas do político na cena contemporânea e do projeto de extensão A cena política, coordenados pela professora Carina Maria Guimarães Moreira, do Departamento de Artes, Letras e Cultura da UFSJ (Delac), e tem em seu elenco seis alunos do curso de Teatro da UFSJ. 

O projeto de pesquisa tem financiamento do CNPq e da Fapemig, e o de extensão recebe recursos da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex). Também integra o Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena/UFSJ, do qual participam, além da coordenadora e dos alunos, os professores Berilo Nosella, Vinícius Albricker e Antônio Apollinário, e os técnicos Elisa Art e Pedro Decot. 

A participação do espetáculo no evento está sendo viabilizada pela UFSJ, via Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae).
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...