Pular para o conteúdo principal

FUZUÊ NA BIENAL DA UNE


Fuzuê, espetáculo teatral promovido pelo curso de Teatro da UFSJ, apresenta-se no próximo dia 30 de janeiro na 10ª Bienal da UNE – Feira da Reinvenção –, que acontece em Fortaleza. 

A peça é um experimento cênico construído a partir da temática das relações étnico-raciais no Brasil, seu legado e suas consequências no presente.

A organização da Bienal já recebeu mais de mil trabalhos cadastrados, que foram selecionados por curadorias das diversas áreas, dentre as quais Artes Cênicas. Nesta área, especificamente, foram selecionados 14 trabalhos de todo país, entre eles “Fuzuê”.

A palavra "fuzuê", de origem africana, que significa confusão, barulho, traz à tona uma discussão de fato ruidosa e muitas vezes encoberta com a égide da tolerância e de uma falsa democracia racial. 

Nesse experimento, os atores, alunos de uma universidade pública, em sua maioria cotistas da Universidade Federal de São João del-Rei, trabalharam a partir de depoimentos construídos sobre suas experiências e opiniões a respeito das relações raciais no Brasil, tanto no contexto histórico de formação do país quanto em seus cotidianos.

O espetáculo é resultado do projeto de pesquisa docente As formas do político na cena contemporânea e do projeto de extensão A cena política, coordenados pela professora Carina Maria Guimarães Moreira, do Departamento de Artes, Letras e Cultura da UFSJ (Delac), e tem em seu elenco seis alunos do curso de Teatro da UFSJ. 

O projeto de pesquisa tem financiamento do CNPq e da Fapemig, e o de extensão recebe recursos da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex). Também integra o Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena/UFSJ, do qual participam, além da coordenadora e dos alunos, os professores Berilo Nosella, Vinícius Albricker e Antônio Apollinário, e os técnicos Elisa Art e Pedro Decot. 

A participação do espetáculo no evento está sendo viabilizada pela UFSJ, via Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae).
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...