Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ FOMENTO PARA PESQUISA


O Governo de Minas Gerais quer fomentar a pesquisa na agricultura familiar. Para tanto, promove, até hoje, sexta-feira, 31, em Belo Horizonte, o seminário “Dialogar para Transformar – Diretrizes para apoio a pesquisa em Agroecologia, Agricultura Familiar e Urbana e Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais”.

A ideia é aproximar a ciência à produção orgânica, garantindo a participação de pesquisadores, agricultores familiares e extensionistas na definição de linhas de pesquisa a serem apoiadas, por meio de editais e chamadas públicas.

“Temos uma missão de promover o desenvolvimento rural sustentável de Minas Gerais e, para isso, precisamos de pesquisa para quebrar barreiras e fortalecer ainda mais a agroecologia, nossas sementes crioulas e o combate ao agrotóxico”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo (PT), ao participar da abertura do seminário, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Além da Seda e da Fapemig, integram o seminário representantes de outros órgãos governamentais, como Epamig, Emater-MG, CVT-MG e Embrapa, além de organizações como a Fetaemg, AMA (Articulação Mineira de Agroecologia), AUÊ (Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG) e Comboio Agroecológico Sudeste.

A proposta é que ao final do seminário seja produzida uma carta com as proposições das instituições participantes para viabilizar o fomento à pesquisa, previsto na Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, instituída em 2014.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, o seminário é uma oportunidade de diálogo com todos os setores que carecem de Ciência e Tecnologia (C&T).

“A agricultura familiar é uma das mais importantes atividades da nossa economia. Queremos ouvir o segmento para identificar os pontos em que o avanço tecnológico possa fazer a diferença”, disse.

A iniciativa do seminário partiu do Comitê Gestor do Programa de Apoio a Produção e Beneficiamento do Pequi e Demais Frutos do Cerrado, da Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia, dos Centros de Vocação Tecnológicas em Agroecologia e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais (Cedraf-MG).

A presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Irene Maria Cardoso, afirmou que é preciso que o setor de pesquisa escute 'todas as vozes'. “Este seminário é emblemático e um importante esforço para avançar na área da agroecologia”, completou. 

Também participaram da abertura oficial o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque , o presidente da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG),  Glenio Martins, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, e o coordenador executivo do Centro de Tecnologias Alternativas Zona da Mata da AMA, Glauco Regis Florisbelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...