Pular para o conteúdo principal

CARNE ESTRAGADA? STARTUP MINEIRA CRIA MECANISMO DE CONTROLE DE QUALIDADE

Em meio às polêmicas da operação da Polícia Federal, pesquisadores mineiros ganham destaque com tecnologia desenvolvida


Por Redação SIMIBelo Horizonte
Na semana passada, a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, (PF) colocou em evidência um esquema de corrupção que denuncia a falta de fiscalização sanitária em frigoríficos brasileiros. Indícios apontaram a venda de carnes fora do prazo de validade.

Já para os lados de cá, nas montanhas mineiras, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolveu um selo inteligente que promete acabar com qualquer problema relacionado a alimentos vencidos.

A startup AS31 surgiu a partir de um trabalho de dissertação defendido pela fundadora, Marcela Rocha, no programa de mestrado de Engenharia de Materiais. A empresa desenvolveu o sensor SaferTag, uma solução simples de baixo custo que garante a segurança da população no consumo de alimentos.

A etiqueta indica, por sua coloração, a condição do alimento, se está bom ou impróprio para consumo. Isso ocorre a partir da análise da proliferação de microrganismos e da variação de temperatura. Tal tecnologia permite que as indústrias consigam monitorar, de forma simplificada, a qualidade de seus produtos durante toda a etapa do processo de produção e distribuição.

No início do desenvolvimento do projeto, Marcela teve o apoio da Fapemig na pesquisa intitulada "Filme Inteligente para a Análise da Vida de Prateleira de carnes de Frango "in natura"".

Mais tarde, o projeto participou do programa BioStartup Lab, da Biominas, se desenvolveu para levar a tecnologia ao mercado e acabou resultando em um modelo de negócio mais robusto. Agora, a startup participa do programa de aceleração Fiemg Lab.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...